Timor-Leste, uma experiência intercultural nas políticas de ajuda à educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1876Palavras-chave:
Cultura. Globalização. Políticas educacionais.Resumo
Esse trabalho faz parte de um estudo teórico-crítico sobre os fenômenos interligados com a globalização e as políticas educacionais que põe frente a frente culturas diversas e distantes mediadas pela ajuda internacional a países definidos como “pouco desenvolvidos”, no caso deste estudo, o Timor-Leste. Pretende-se contrapor os novos programas de ajuda educacional e seus conceitos tirados da agenda globalizada e as diferentes culturas que se defrontam nesse cenário para colocá-los em prática. Com base em estudo desenvolvido no local e com a documentação disponível, neste artigo propõe-se um novo entendimento da questão de ajuda global para a educação no espaço chamado de colonialidade e se propõe oferecer ajuda na definição e nas práticas de projetos educativos em países como Timor-Leste. Essa contribuição pode não lograr êxito se não considerar novas conceituações da cultura e sua interpenetração nas localidades antes afetadas pelo colonialismo tradicional, principalmente no que diz respeito à educação.Downloads
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Publicado
09.09.2009
Como Citar
SALGADO SOUZA, Maria Inez. Timor-Leste, uma experiência intercultural nas políticas de ajuda à educação. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 115–126, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1876. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1876. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos