Formação de educadores populares na perspectiva de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1878Palavras-chave:
Alfabetização. Didática. Extensão universitária. Formação do educador popularResumo
Este texto apresenta dados do trabalho que vem sendo desenvolvido por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e Programa Alfabetização Solidária (PAS), na Extensão Universitária; em que são postos em prática a teoria das salas de aula dos cursos de licenciatura e também, aonde se criou um espaço de estudos e pesquisas. Os alunos bolsistas/PROEX trabalham diretamente com sala de aula de alfabetização e de capacitação de professores da rede de ensino municipal e de monitores nos assentamentos rurais da região. A forma de desenvolver o trabalho de alfabetização com as camadas populares levou-nos a refletir sobre a prática pedagógica e a didática da alfabetização. Tendo a educação popular como base para o desenvolvimento do trabalho pedagógico; iniciamos com o diagnóstico dos alfabetizandos em que busca-se conhecê-los como sujeitos cognoscentes e que tem um saber, esse mesmo procedimento é adotado com os bolsistas. Neste compromisso, a Educação de Jovens e Adultos tem um papel essencial, pois, ao mesmo tempo, que formamos fazemos formação numa construção coletiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09.09.2009
Como Citar
ROTTA FURLANETTI, Maria Peregrina de Fátima. Formação de educadores populares na perspectiva de Paulo Freire. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 141–150, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1878. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1878. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos