Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v8n0.2086Palavras-chave:
Metodologia de História. Reducionismo da memória. Conceitos históricos. Pensamento complexoResumo
Esse texto traz para o debate acadêmico algumas preocupações e indagações de historiadores que percebem nos últimos tempos os efeitos negativos da influência dos meios-de-comunicação na formação das novas gerações. O tempo presente é explicado por ele mesmo, sendo o futuro um tempo “incerto” e o passado “desconectado” da realidade, ou seja, um “reducionismo da História” enquanto disciplina escolar e campo de conhecimento. Diante desse quadro, pretende-se oferecer sugestões e possíveis orientações metodológicas para uma renovação da disciplina História por intermédio da elaboração e estruturação de conceitos históricos em sala de aula, analisando a contribuição de dois filósofos contemporâneos que elaboraram categorias de análise para uma possível reversão dos efeitos negativos no processo educacional: o norte americano Mathew Lipman e o que classifica como “Pensamento Excelente” e o francês Edgar Morin e o que denomina de “Pensamento Complexo”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.01.2010
Como Citar
RODRIGUES, André Wagner. Pensar bem através da assimilação e contextualização de conceitos: uma proposta para o ensino de história na atualidade. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 8, p. 45–54, 2010. DOI: 10.5585/cpg.v8n0.2086. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/2086. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos