A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos

Autores

  • Ana Maria Mendes Sampaio Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452

Palavras-chave:

Pesquisa colaborativa. Formação dos graduandos. PIBID.

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são resultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto por meio de um questionário aberto. A interação dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a formação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação – Universidade Federal de Ouro Preto. MG, -Brasil

 


José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Downloads

Publicado

04.04.2018

Como Citar

SAMPAIO, Ana Maria Mendes; JARDILINO, José Rubens Lima. A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 186–201, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8452. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8452. Acesso em: 12 dez. 2024.