A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos

Auteurs

  • Ana Maria Mendes Sampaio Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452

Mots-clés :

Pesquisa colaborativa. Formação dos graduandos. PIBID.

Résumé

Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são resultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto por meio de um questionário aberto. A interação dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a formação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investigação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ana Maria Mendes Sampaio, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação – Universidade Federal de Ouro Preto. MG, -Brasil

 


José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Téléchargements

Publiée

2018-04-04

Comment citer

SAMPAIO, Ana Maria Mendes; JARDILINO, José Rubens Lima. A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 186–201, 2018. DOI: 10.5585/cpg.v17n1.8452. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/8452. Acesso em: 5 nov. 2024.