Práticas de modelo de gestão democrática: um estudo de caso de uma diretora de escola da rede municipal de Jundiaí
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1879Palavras-chave:
Diretor de escola. Gestão participativa. Reuniões coletivas.Resumo
Neste texto analiso práticas e modelos de gestão de uma diretora de escola, da rede pública municipal de Jundiaí, buscando identificar evidências da construção de práticas democráticas nas relações que ela estabelece com os alunos, professores, funcionários e pais, nas reuniões de trabalho pedagógico coletivo e do Conselho de Escola. É considerada profissionalmente bem-sucedida e propicia o estabelecimento de culturas amistosas, dialógicas e democráticas na escola. Utilizei, como categorias de análise, os conceitos de participação, autonomia e cidadania, numa abordagem teórica com base na dialética do materialismo histórico. Para a análise do tema, utilizei os conceitos de participação e cidadania, de Gadotti (2000), e autonomia, de Licínio Lima (2003), autores que se orientam por essa abordagem. O cenário escolhido para o desenvolvimento dessa pesquisa foi uma Escola Municipal, localizada em Jundiaí, São Paulo. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio da observação participante. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas e questionários semi-estruturados, além de acompanhar as relações e interações que o Diretor estabelece com os alunos em assembléias, como professores e funcionários nas reuniões coletivas de trabalho e nas reuniões com os pais dos alunos.Downloads
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Publicado
2009-09-09
Como Citar
CAVAZZARI, Virginia Fernandes. Práticas de modelo de gestão democrática: um estudo de caso de uma diretora de escola da rede municipal de Jundiaí. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 151–160, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1879. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1879. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Secção
Artigos