Educação física escolar pelo viés semiótico
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v20n1.19504Palavras-chave:
educação física escolar, semiótica, corpo, imagemResumo
A Semiótica, ciência de estudo dos signos, inaugurada no século XIX por C. S. Peirce, pode ser aplicada a inúmeros contextos, incluindo o da educação. A Educação Física Escolar (EFE), disciplina obrigatória por lei no ensino básico, revela toda uma relação intrínseca aos signos do corpo e da imagem. A essência deste artigo é propor, pelo viés da Semiótica, um diálogo com a Educação Física Escolar, entendendo-se que esta disciplina lida com a prática corporal na construção de significados que se viabilizam por meio do corpo em movimento. Diante deste cenário, propõe-se maiores reflexões sobre o fato de que entender a interação entre alunos e professores como formadora de signos, na dinâmica das aulas, pode proporcionar um maior aprofundamento nas pesquisas educacionais sobre os signos relacionados ao corpo e à imagem na Educação Física Escolar.
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