O papel do professor face à literatura com crianças da educação infantil no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v22n2.24149

Palavras-chave:

literatura infantil; leitura; prática pedagógica

Resumo

O presente artigo aborda o segundo capítulo da minha dissertação de mestrado, que versa sobre a mediação do(a) professor(a) com a literatura infantil para crianças pequenas da Educação Infantil. Apresenta a importância de a leitura ser realizada nos primeiros anos de vida no contexto familiar; a biblioteca escolar como importante fonte de leitura e descobertas; a literatura como função social de informação e conhecimento; o ler e o contar; o caráter didático do livro; as relações entre texto e imagem e a importância da história e cultura afro-brasileira e africana no contexto escolar. Com base em conceitos propostos por Abramovich (1995), Parreiras (2012), Fonseca (2012), Lajolo (2006), Munanga (2005), Debus (2017), BNCC (Brasil, 2017), entre outros, é elaborada uma discussão sobre a relevância de a literatura infantil ser trabalhada com crianças pequenas, a partir da mediação e prática docente, referenciadas por importantes autores(as) que escrevem sobre essa temática.

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Biografias Autor

Simone Eliane dos Santos Pessanha, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Maurício Pedro da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor Doutor no Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE)

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

PESSANHA, Simone Eliane dos Santos; SILVA, Maurício Pedro da. O papel do professor face à literatura com crianças da educação infantil no contexto escolar. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 185–205, 2023. DOI: 10.5585/cpg.v22n2.24149. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/24149. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos