Filosofia da educação no Brasil do século xx: da crítica ao conceito
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1083Palavras-chave:
Campo disciplinar. Conceito. Criação. Deleuze e Guattari. Filosofia da educação.Resumo
Neste artigo, propõe-se traçar um mapa da constituição do campo disciplinar Filosofia da Educação no Brasil, especialmente entre as décadas de 1970 e 2000. Em seguida, dedica-se a repensar a Filosofia da Educação a partir da noção de Filosofia proposta por Deleuze e Guattari, que a identificam como atividade de criação de conceitos. Critica as noções correntes no Brasil, que compreendem a Filosofia da Educação como “reflexão sobre problemas educacionais” ou como um dos “fundamentos da Educação”, propondo uma Filosofia da Educação criativa que exercite a formação conceitual.Downloads
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Publicado
28.07.2008
Como Citar
GALLO, Sílvio. Filosofia da educação no Brasil do século xx: da crítica ao conceito. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 261–284, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1083. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1083. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos