Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade

Lourdes Maria Rodrigues Cavalcanti, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Cláudia Suely Ferreira Gomes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo principal analisar o processo de avaliação de cursos do ensino superior no Brasil. A metodologia de pesquisa seguiu um procedimento de caráter descritivo e de abordagem qualitativa, concretizado por uma análise da avaliação de cursos, decorrente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), seguidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela avaliação desses cursos. Os resultados obtidos mostram que a avaliação de cursos constitui um meio para garantir a qualidade da educação, sendo um fator decisivo nos planos de melhoria das instituições de educação superior no Brasil. O estudo realizado permitiu também constatar que a qualidade, sendo um conceito historicamente situado, em cada período é avaliado de uma maneira diferente, estando, nesta era da globalização, fortemente associada à investigação, à internacionalização e às exigências do mercado. Estes aspectos constituem fatores decisivos nas tomadas de decisão para a avaliação dos cursos de educação superior.


Palavras-chave


Avaliação da qualidade; Brasil; Cursos; Educação superior; SINAES.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13437

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