A criança como sujeito de direitos no pensamento de Boaventura de Sousa Santos: diálogos com a sociologia da infância e implicações para a pesquisa em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13475

Palavras-chave:

Infância, Pesquisa em Educação Infantil, Sociologia da Infância

Resumo

O artigo reflete sobre alguns pilares do pensamento de Boaventura de Sousa Santos tecendo conexões com os Estudos da Criança, sobretudo, no que se refere à Sociologia da Infância em sua vertente crítica. Dessa forma, retomamos conceitos elaborados pelo autor, tais como, a crítica à ciência moderna e a sociologia das emergências, dialogando principalmente com o quadro teórico proposto por Sarmento (2004; 2018). No artigo discutimos ainda a concepção de criança como sujeito de direitos e suas implicações para a pesquisa com foco na educação da primeira infância. Por fim, considerando a natureza argumentativa da cadeia de conceitos desenvolvida por Boaventura, que dá espaço ao contraditório e ao enfrentamento da hegemonia de discursos já formulados sobre a infância, sugerimos alguns alinhamentos entre a necessidade de repensar esse segmento geracional e a efetivação das condições para a sua emancipação social. Nessa direção, propomos a superação da visão universalista não apenas em relação à criança, como já tem sido indicado pela Sociologia da Infância crítica, mas também em relação à escola, dando visibilidade a experiências alternativas nesse espaço. Concluímos que o olhar descentralizado sobre a infância em diferentes contextos institucionais, incluindo ambientes escolares com outras formas de organização do tempo e do espaço, com outras lógicas na implementação de seus projetos políticos pedagógicos, pode nos oferecer novos subsídios para a construção de uma Pedagogia da Infância que, no Brasil, constitui um campo de pesquisa emergente.

 

 

 

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Biografia do Autor

Fernanda Michelle Pereira Girão, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Doutoranda do programa de Pós-graduação em educação pela universidade federal de Pernambuco.

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004)

Pós doutorado na University of Oxford (2015-16)

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado

31.03.2021

Como Citar

GIRÃO, Fernanda Michelle Pereira; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. A criança como sujeito de direitos no pensamento de Boaventura de Sousa Santos: diálogos com a sociologia da infância e implicações para a pesquisa em educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e13475, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.13475. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13475. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos