Formação do tutor para a Educação a Distância: Fundamentos Epistemológicos

Autores

  • Edith González Bernal Red de Universidades Oficiais Colombiana

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1350

Palavras-chave:

Educação a distância. Formação do tutor. Modelos pedagógicos.

Resumo

Diante da emergência da Educação a Distância que está reconfigurando, neste século, uma paisagem diferente no contexto educacional latino- americano, surgiu o interesse de averiguar, neste artigo, as questões implicadas na formação do tutor dessa modalidade de ensino e qual seu estatuto epistemológico. Assim, neste texto, analisam-se os conceitos de tutor e tutoria assumidos pelo modelo colombiano de Educação a Distância e materializados pelo Instituto Colombiano para el Fomento de la Educación Superior (ICFES). Igualmente, estuda-se o desenvolvimento das teorias que tradicionalmente sustentam essa educação e a partir das quais se podem deduzir os modelos pedagógicos que são a base para a formação do tutor.

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Biografia do Autor

Edith González Bernal, Red de Universidades Oficiais Colombiana

Professora da Pontifícia Universidad Javeriana – Colômbia.

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Publicado

14.11.2008

Como Citar

BERNAL, Edith González. Formação do tutor para a Educação a Distância: Fundamentos Epistemológicos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 55–88, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i1.1350. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1350. Acesso em: 9 dez. 2023.