As percepções e a atuação de professoras do ensino fundamental I diante do bullying escolar

Danyelle Shmith de Lima, Rosana Aparecida Tenorio Pereira, Marcos Vinicius Francisco

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e formas de atuação de professoras do Ensino Fundamental I diante de situações de bullying escolar. Nesta investigação, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo, assumiu-se como procedimentos metodológicos a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas junto as professoras de quatro escolas, estando cada uma delas localizadas em diferentes regiões, num município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram, conforme o relato das professoras, que os pátios das escolas são os locais onde mais ocorrem as manifestações de bullying, seguido das salas de aula. Das situações de intimidação sistemática experienciadas, predominaram as ligadas à estrutura físico-corporal das vítimas. Embora a maioria das participantes tenha mencionado o contato com situações de bullying, na práxis pedagógica e/ou na instituição escolar onde atuam, poucas desenvolveram alguma atividade interventiva, em função de não terem formação ou apoio da gestão escolar para tal.


Palavras-chave


Bullying escolar; Ensino Fundamental I; Práxis pedagógica.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13919

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