As percepções e a atuação de professoras do ensino fundamental I diante do bullying escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13919

Palavras-chave:

Bullying escolar, Ensino Fundamental I, Práxis pedagógica.

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções e formas de atuação de professoras do Ensino Fundamental I diante de situações de bullying escolar. Nesta investigação, de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso múltiplo, assumiu-se como procedimentos metodológicos a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas junto as professoras de quatro escolas, estando cada uma delas localizadas em diferentes regiões, num município de pequeno porte do interior do Estado de São Paulo. Os resultados apontaram, conforme o relato das professoras, que os pátios das escolas são os locais onde mais ocorrem as manifestações de bullying, seguido das salas de aula. Das situações de intimidação sistemática experienciadas, predominaram as ligadas à estrutura físico-corporal das vítimas. Embora a maioria das participantes tenha mencionado o contato com situações de bullying, na práxis pedagógica e/ou na instituição escolar onde atuam, poucas desenvolveram alguma atividade interventiva, em função de não terem formação ou apoio da gestão escolar para tal.

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Biografia do Autor

Danyelle Shmith de Lima, Universidade do Oeste Paulista/Graduanda do curso de Pedagogia e bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil. Atualmente pesquisa em nível de iniciação científica o tema do bullying escolar, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Rosana Aparecida Tenorio Pereira, Universidade do Oeste Paulista/Graduanda do curso de Pedagogia.

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Brasil. Atualmente pesquisa em nível de iniciação científica o tema do bullying escolar,

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, e o Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente, é docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), campus regional do Vale do Ivaí (CRV) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

LIMA, Danyelle Shmith de; PEREIRA, Rosana Aparecida Tenorio; FRANCISCO, Marcos Vinicius. As percepções e a atuação de professoras do ensino fundamental I diante do bullying escolar. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e13919, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.13919. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13919. Acesso em: 16 abr. 2024.