n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento

Fluxo contínuo - (jul./set. 2020)
Publicado: 30.09.2020

Editorial

  • Editorial

    José Eustáquio Romão, Maurício Pedro da Silva
    e18328
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.18328

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento

  • Apresentação

    Manuel Tavares
    e18404
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.18404
  • Práticas decoloniais em educação a partir de uma educação centrada em estudantes

    Juliana Crespo Lopes, Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
    e17029
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17029
  • Novos desafios para uma geopolítica do conhecimento. O caso do espaço europeu de educação superior (EEES) e a metodologia de aprendizagem-serviço como recurso.

    Carmen Villarino Pardo Pardo Villarino
    e17265
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17265
  • Sentidos sociais para a educação brasileira a partir do pensamento decolonial

    Adriana Santiago Rosa Dantas
    e17319
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17319
  • Pensamento decolonial feminista do Sul: uma experiência de educação popular a partir de narrativas de mulheres camponesas

    Márcia Alves da Silva
    e17322
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17322
  • Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo

    Alcioni da Silva Monteiro, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
    e17338
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17338
  • A democratização do acesso ao ensino superior no Brasil é um instrumento de justiça social? Possibilidades e desafios na formação de professores

    Renata Meira Veras, Daiane da Luz Silva
    e17325
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17325
  • A interculturalidade crítica como alternativa para uma educação crítica e decolonial

    Kellyane Lisboa Ramos, Eulina Maria Leite Nogueira, Zilda Gláucia Elias Franco
    e17339
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17339
  • Política e formação continuada de educadores: um olhar para a docência universitária a partir da decolonialidade da educação

    Júlia Figueredo Benzaquen, Bruna Tarcilia Ferraz
    e17351
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17351

Artigos

  • Elementos de geographia e chorographia do Brasil de Antonia Angelina (século XIX)

    Vera Maria Santos, Simone Silveira Amorim, Ester Fraga Vilas–Bôas Carvalho do Nascimento
    e5985
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.5985
  • Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante

    Émina Márcia Nery dos Santos, Francisco Willams Campos Lima, Cassio Vale
    e8338
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338
  • A formação inicial de professores para a educação especial na perspectiva da teoria da subjetividade

    Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Enicéia Gonçalves Mendes
    e8758
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8758
  • A educação das infâncias e o papel do educador

    Eliane Lima Piske, Narjara Mendes Garcia, Maria Angela Mattar Yunes
    e13467
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13467
  • As percepções e a atuação de professoras do ensino fundamental I diante do bullying escolar

    Danyelle Shmith de Lima, Rosana Aparecida Tenorio Pereira, Marcos Vinicius Francisco
    e13919
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13919
  • Art(e)biologia na natureza e outras maneiras de pensar a educação

    Carlos Augusto Silva e Silva, Maria Remédios de Brito
    e17751
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17751
  • Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil

    Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
    e10581
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.10581
  • Experiência estética e escola: cartografia dos encontros com a infância e a arte nos anos iniciais do ensino fundamental

    Fernanda Maria Santos Albuquerque, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles
    e16683
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.16683

Resenhas

  • Education for Sustainable Development Review

    Ângela de Carvalho Bernardes
    e16138
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.16138
  • Maurício Pedro da Silva, Política das diferenças no ensino superior: questões étnico-raciais na educação universitária brasileira

    Antonio Joaquim Severino
    e16589
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.16589
  • Resenha livro metodos de pesquisa para internet

    Luciano Nobre Resende
    e16759
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.16759