Elementos de geographia e chorographia do Brasil de Antonia Angelina (século XIX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.5985

Palavras-chave:

Geografia, Intelectual, Campo.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a inserção de Antonia Angelina de Figueiredo Sá no campo intelectual da Geografia em Sergipe e, desse modo, lançar luzes sobre a constituição do campo intelectual dessa disciplina, que começou a definir o seu contorno no século XIX. As fontes se constituem em livros didáticos de Geografia produzidos à época, jornais e o Dicionário biobibliográfico de Armindo Cordeiro Guaraná. Os conceitos que fundamentam essa análise são campo de Bourdieu (1984), elites locais de Vellasco (2004), de Capital Social e Cultural, de Bourdieu (1998) e o de intelectual de Sirinelli (1996). A análise revela a importância dessa mulher que adentrou em um campo notadamente masculino e ainda se tornou escritora de livro didático de Geografia, no século XIX, em Sergipe.Este estudo tem por objetivo discutir a inserção de Antonia Angelina de Figueiredo Sá no campo intelectual da Geografia em Sergipe e, desse modo, lançar luzes sobre a constituição do campo intelectual dessa disciplina, que começou a definir o seu contorno no século XIX. As fontes se constituem em livros didáticos de Geografia produzidos à época, jornais e o Dicionário biobibliográfico de Armindo Cordeiro Guaraná. Os conceitos que fundamentam essa análise são campo de Bourdieu (1984), elites locais de Vellasco (2004), de Capital Social e Cultural, de Bourdieu (1998) e o de intelectual de Sirinelli (1996). A análise revela a importância dessa mulher que adentrou em um campo notadamente masculino e ainda se tornou escritora de livro didático de Geografia, no século XIX, em Sergipe. <w:LsdException Locked="false" Priority="46" Name="Grid Table 1 Light Accent

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Maria Santos, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e Professora do Programa de Pós -graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Pesquisadora na área da Geografia Histórica atuando principalmente nos seguintes temas: livro-didático, disciplinas escolares e ainda pesquiso instrução feminina considerando a relação Sergipe/Portugal no período Colonial. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO GT/SE), Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/CNPq da Universidade Tiradentes e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Professora PPG I da Universidade Tiradentes/UNIT, no Programa de Pós-graduação em Educação e Coordenadora do PPED/UNIT. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012) e Mestre em Educação (2006) pela mesma instituição. Associada à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO GT/SE), Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/CNPq da Universidade Tiradentes e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS/NECUFS

Ester Fraga Vilas–Bôas Carvalho do Nascimento, Universidade Tiradentes

Bolsista de Produtividade do CNPq, desde 2012. Professora PPG II Nível 3 da Universidade Tiradentes/UNIT, instituição onde é responsável pela Diretoria de Pesquisa e Extensão. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação e leciona a disciplina História da Educação no Curso de Licenciatura de Matemática. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2000) . Lidera o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: intelectuais da educação, instituições educacionais e práticas escolares/ UFS. É coordenadora da área de ensino do PAEP/DPB/CAPES. É Vice-Coordenadora do Grupo de Trabalho de História da Educação da ANPEd. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes, 1998.

FERNANDES, Manoel. Reflexões sobre a investigação em História da formação de professores de Geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de (org.). Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GUARANÁ, Manoel Armindo Cordeiro. Dicionário Bio-Bibliográfico Sergipano. Rio de Janeiro: Governo do Estado de Sergipe: Pongetti, 1925.

LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da educação. Rio de DP&A, 2001.

MALUF, Marina. Ruídos da memória. São Paulo: Siciliano, 1995.

PATRÍCIO, Solange. Educando para o Trabalho: Escola de Aprendizes e Artífices em Sergipe (1911-1930). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2003.

PINA, Maria Lígia Madureira. A mulher na História. s/ed. s/d.

SANTOS, Vera Maria dos. A Geografia e os seus livros didáticos sobre Sergipe, do século XIX ao século XX. Aracaju: Editora do Diário Oficial de Sergipe- Edise, 2017.

SANTOS, Vera Maria dos. As mulheres de posses: a instrução dos órfãos menores na Capitania de Sergipe Del Rey no século XVIII. Fortaleza: Imprece, 2016.

SILVA, Eugenia Andrade Vieira. A formação intelectual da elite sergipana (1822-1889). 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2004.

SIRINELLI, Jean-François. “Os intelectuais”. In: RÉMOND, René. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 231-263.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

SANTOS, Vera Maria; AMORIM, Simone Silveira; VILAS–BÔAS CARVALHO DO NASCIMENTO, Ester Fraga. Elementos de geographia e chorographia do Brasil de Antonia Angelina (século XIX). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e5985, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.5985. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5985. Acesso em: 29 mar. 2024.