Novos desafios para uma geopolítica do conhecimento. O caso do espaço europeu de educação superior (EEES) e a metodologia de aprendizagem-serviço como recurso.

Autores

  • Carmen Villarino Pardo Pardo Villarino Professora Titular de Literatura Brasileira Departamento de Filologia Galega, Grupo de pesquisa GALABRA Universidade de Santiago de Compostela https://orcid.org/0000-0002-1355-3574

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17265

Palavras-chave:

Cultura docente, Espaço europeu da educação superior, Serviço-aprendizagem.

Resumo

As transformações e os novos desafios da sociedade atual são também visíveis no campo da educação em diferentes culturas. A criação de um Espaço Europeu da Educação Superior (EEES) contribuiu, em boa medida, para uma nova visão do processo de ensino e aprendizagem, com repercussões no nível da planificação, da(s) prática(s) docente(s) e dos modelos hegemônicos. Propomos, como principal objetivo, a elaboração de um projeto com a metodologia de Aprendizagem-Serviço (ApS) e de possível aplicação social –inicialmente, no âmbito da Universidade de Santiago de Compostela e na capital galega-, partindo da hipótese de que se trata de uma ferramenta com utilidade social para a inclusão cultural em âmbitos pedagógicos diversos. De entre as várias conclusões destacamos o compromisso social a partir de experiências do âmbito universitário e, nessa linha, a possibilidade de mudar a percepção social da formação em uma Faculdade de Filologia.

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Biografia do Autor

Carmen Villarino Pardo Pardo Villarino, Professora Titular de Literatura Brasileira Departamento de Filologia Galega, Grupo de pesquisa GALABRA Universidade de Santiago de Compostela

Biografía

Carmen Villarino Pardo es doctora en Filología Gallega por la Universidade de Santiago de Compostela con una tesis sobre literatura brasileña (Aproximação à obra de Nélida Piñon. A República dos Sonhos; Premio Extraordinario de Doctorado). Actualmente es profesora Titular de Literatura Brasileña en el Departamento de Filología Gallega de la Universidade de Santiago de Compostela, donde imparte docencia de literatura y cultura brasileñas (Grado), además de otras disciplinas sobre análisis cultural (Grado, Master).

Su investigación actual se centra, fundamentalmente, en el análisis de la literatura y de la cultura brasileñas contemporáneas, con énfasis en procesos de internacionalización de la producción literaria (ferias internacionales del libro, festivales literarios, flujos de traducción, diplomacia cultural y soft power, intermediarios culturales y agentes literarios), las prácticas docentes relacionadas con nuevos modelos y desafíos de la enseñanza superior, así como en el análisis de trayectorias y profesionalización del oficio de escritor (Luiz Ruffato, Nélida Piñon). Es miembro del Grupo Galabra de la USC y de la Rede Galabra e integra el Grupo de Estudos de literatura brasileira contemporânea de la Univ. de Brasília (Brasil). Ha publicado numerosos trabajos académicos y (co-)organizado diferentes coloquios y congresos internacionales. Publicó, con Luiz Ruffato, O conto brasileiro contemporáneo (2011, Laiovento).

https://culturfil.org/people/carmen-villarino-pardo/

https://www.gelbc.com/m-carmen-villarino-pardo

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

VILLARINO, Carmen Villarino Pardo Pardo. Novos desafios para uma geopolítica do conhecimento. O caso do espaço europeu de educação superior (EEES) e a metodologia de aprendizagem-serviço como recurso. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17265, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17265. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17265. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento