Pensamento decolonial feminista do Sul: uma experiência de educação popular a partir de narrativas de mulheres camponesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17322

Palavras-chave:

Brasil, Educação Popular, Feminismo Latino-americano, Mulheres Camponesas, Movimentos Sociais do Campo

Resumo

Este texto aborda alguns aspectos que integraram estudos de Pós-Doutoramento na área de Educação, conduzidos pela autora, e tem como objetivo sistematizar teoricamente uma experiência de educação popular baseada na implementação de oficinas que foram realizadas com mulheres camponesas assentadas do Sul do Brasil, participantes do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). Essa experiência se articula na construção de um pensamento decolonial feminista latino-americano na área de Educação, iniciativa que não se coloca de forma isolada, mas compondo amplo leque de possibilidades, tanto políticas quanto investigativas. Dessa forma, o referencial teórico adotado se localiza no campo do pensamento feminista, compreendendo a decolonialidade aplicada à questão de gênero na América Latina e tendo como metodologia a coleta de dados empíricos por meio de narrativas autobiográficas, onde afloram as narrativas (auto)biográficas das mulheres do Sul, encaminhando-se na construção de um pensamento que coloca em xeque o conhecimento androcêntrico e eurocêntrico no qual a ciência moderna se baseou.

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Biografia do Autor

Márcia Alves da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Pós-Doutora em Educação. Profa. Adjunta do Depto. de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

SILVA, Márcia Alves da. Pensamento decolonial feminista do Sul: uma experiência de educação popular a partir de narrativas de mulheres camponesas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17322, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17322. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17322. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento