A interculturalidade crítica como alternativa para uma educação crítica e decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17339

Palavras-chave:

Interculturalidade crítica, decolonialidade, educação crítica, contra hegemonia.

Resumo

Este trabalho teve origem em um dos capítulos da dissertação de Mestrado, defendida no início de 2020. Cujo objetivo foi explicitar, com base em uma abordagem de pesquisa bibliográfica e crítica, a construção do termo intercultural e sua importância para uma educação crítica e decolonial. Tendo em vista a seguinte problemática: diante das diversas discussões sobre a diversidade cultural, a formação inicial do professor pode favorecer a valorização dos mais diversos conhecimentos culturais? Consideramos que, a despeito das discussões em torno da diversidade cultural, as culturas diversas ainda vivenciam desafios em relação ao reconhecimento e ao respeito às suas diferenças e especificidades. Para que ocorra a construção crítica da realidade, é mister que tenhamos uma educação pautada na valorização da cultura, partindo, a priori, da decolonização do conhecimento, na perspectiva da interculturalidade crítica, enquanto um projeto contra hegemônico. Assim sendo, aponta-se nas conclusões a necessidade de decolonizarmos o conhecimento no ambiente acadêmico, no Ensino Superior, especificamente na formação inicial de professores, a fim de que estes possam construir uma prática docente que contribua para um ensino crítico e emancipador em relação as questões culturais de diversidade. O que implica, que nessa construção a interculturalidade crítica se tem demonstrado como possibilidade para promover a emancipação crítica do indivíduo, por ser uma proposta de educação política, envolvendo uma concepção de ensino que possa contribuir para a transformação social, o que pode repercutir em uma sociedade com menos desigualdades e preconceitos.

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Biografia do Autor

Kellyane Lisboa Ramos, Secretaria de Estado de Educação e Desporto -SEDUC

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades pela
Universidade Federal do Amazonas-UFAM.
Pedagoga na Secretaria de Estado de Educação e Desporto-SEDUC.

Eulina Maria Leite Nogueira, Docente na Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Doutora em Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC.

Docente na Universidade Federal do Amazonas-IFAM.

Zilda Gláucia Elias Franco, Docente na Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Doutora em Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC.

Docente na Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

RAMOS, Kellyane Lisboa; NOGUEIRA, Eulina Maria Leite; FRANCO, Zilda Gláucia Elias. A interculturalidade crítica como alternativa para uma educação crítica e decolonial. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17339, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17339. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17339. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento