A educação das infâncias e o papel do educador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.13467

Palavras-chave:

Educação, Educadores, Infâncias, Sistêmico.

Resumo

A mediação do desenvolvimento humano nas infâncias como construções históricas, afetivas e biológicas mobilizou a junção de duas interlocuções teóricas na educação: a biologia do conhecer e a educação das infâncias. O embasamento teórico do presente artigo teve como objetivo identificar os papéis que assumem os educadores das infâncias nas instituições educativas. Apresentar o panorama sistêmico dos processos de socialização na educação das/nas/com as infâncias ao longo da época possibilitou compreender que os contextos podem ser formais, não formais ou informais. Mas a educação é sempre educação, um direito essencial as infâncias nos ambientes educativos, em que os papéis dos educadores precisam estar implicados pelo ser, fazer e conversar com as crianças.

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Biografia do Autor

Eliane Lima Piske, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande- PPGEA/FURG. Bolsista CAPES. Colaboradora no Centro de Referênica em Apoio às Famílias- CRAF/FURG. Integrante do Grupo de Estudos Ecoinfâncias.

Narjara Mendes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Doutora em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental- PPGEA/FURG. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande- IE/FURG. Email: narjaramg@gmail.com

Maria Angela Mattar Yunes, UNIVERSO, Niterói/RJ.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UNIVERSO, Niterói/RJ. Email: mamyunes@yahoo.com.br

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

PISKE, Eliane Lima; GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar. A educação das infâncias e o papel do educador. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e13467, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.13467. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13467. Acesso em: 19 abr. 2024.