Qualidade regional revelada pelo Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do Mercosul

Autores

  • Marianne Pereira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.14548

Palavras-chave:

Arcu-Sul. Avaliação educacional. Regulação.

Resumo

O trabalho tem como objeto a concepção de qualidade revelada nos resultados do primeiro ciclo do Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do Mercosul. A pesquisa documental realizada busca responder ao seguinte problema: o que os resultados do primeiro ciclo revelam sobre a qualidade dos cursos de graduação acreditados pelo Sistema regional? Em síntese, os resultados revelam que a qualidade regional se constitui a partir de parâmetros diversos, e, portanto, não é possível afirmar sobre a existência de um padrão único de qualidade para todos os cursos acreditados e que esteja acima da qualidade nacional dos países integrantes do Sistema. Pode-se inferir que a dimensão política e social da educação não é prioridade na implementação da acreditação regional, processo que teria como prerrogativa a garantia e a melhoria da qualidade. E, considerando o caráter competitivo da acreditação e do seu modelo de avaliação, alguns países acabam optando por cumprir formalmente os critérios estabelecidos no âmbito regional. Nesses casos, a avaliação passa a ser utilizada para reunir os elementos necessários para atingir os possíveis efeitos regulatórios do Sistema, ou seja, o reconhecimento automático de títulos nos países do Mercosul.

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Biografia do Autor

Marianne Pereira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Técnica de Nível Superior na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

PEREIRA DE SOUZA, Marianne; MARTINS REAL, Giselle Cristina. Qualidade regional revelada pelo Sistema de Acreditação de Cursos Universitários do Mercosul. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e14548, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.14548. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14548. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade