Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970

Autores

  • Maria da Glória Marcondes Gohn UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1535

Palavras-chave:

Educação. Lutas pela educação. Movimentos Sociais.

Resumo

Neste trabalho, busca-se apresentar parte dos resultados de uma pesquisa sobre lutas e movimentos pela educação no Brasil de 1970 até a atualidade. Para isso, está construído com foco em duplo movimento. No primeiro, faz-se um mapeamento histórico das lutas e movimentos pela educação, formal e não-formal no Brasil, pós- 1970. No segundo, focaliza-se um dos sujeitos da educação – os profissionais da escola básica, atuando via sindical ou não. Neste artigo, analisa-se uma das várias possibilidades de manifestação de um movimento social – aquela que luta pela educação. No mapeamento histórico das lutas e movimentos pela educação no Brasil, destaca-se principalmente a luta dos professores e de outros profissionais da educação da rede pública ocorrida em São Paulo, a partir de 1970, de acordo com momentos da conjuntura política brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Marcondes Gohn, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Downloads

Publicado

31.07.2009

Como Citar

GOHN, Maria da Glória Marcondes. Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 23–38, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1535. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1535. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático - Educação e movimentos sociais
Visualizações
  • Resumo 1150
  • PDF 3038