v. 11 n. 1: Educação e movimentos sociais

Educação e movimentos sociais
(Jan./jun. 2009)
Publicado: 01.06.2009

Editorial

  • Educação e movimentos sociais: uma relação forjada na prática

    Carlos Bauer, Maria da Glória Gohn, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    01-10
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1689

Dossiê temático - Educação e movimentos sociais

  • Lutas e movimentos pela educação no Brasil a partir de 1970

    Maria da Glória Marcondes Gohn
    23-38
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1535
  • O movimento da educação do campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas

    Maria Antônia de Souza
    38-56
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1532
  • O movimento social e a escola: de criação passada à invenção necessária

    José Adelson Cruz
    57-76
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1524
  • Movimientos sociales y educación en Argentina: una aproximación a los estudios recientes

    Natalia Baraldo
    77-94
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1548

Artigos

  • O futuro anterior: continuidades e rupturas nos movimentos estudantis do Brasil

    Breno Bringel
    97-122
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1529
  • Os Amálgamas das transformações da educação popular

    Mônica Rodrigues Costa
    123-140
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1544
  • Entre ações coletivas e subjetividade: o caráter educativo dos movimentos sociais

    Denise Mesquita de Melo Almeida
    141-156
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1538
  • A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais

    Yolanda Zancanella
    157-174
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1530
  • A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório

    Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Camila Ferreira da Silva, Samara Santos Marques de Gusmão, Thayanne Araújo Silva
    175-192
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1545
  • A “lenda” ou história da borboleta: os movimentos sociais e a educação – o caso do movimento dos trabalhadores rurais sem terra e a educação do campo

    Ana Maria Alvarenga, Antonio Teodoro
    193-208
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1581
  • Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional

    Mara Regina Lemes Sordi, Menga Ludke
    209-228
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1514
  • A prática avaliativa e a ampliação do ensino fundamental para nove anos: desafios

    Debora Cristina Jeffrey
    229-246
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1388
  • Alguns estudos sobre evasão e persistência de estudantes

    katia Siqueira de Freitas
    247-264
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1062
  • Relações entre a prática da educação a distância e a estrutura organizacional das universidades: processos de inovação e a tradição

    Márcia Lopes Reis
    265-280
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.695

Resenhas

  • Introdução à filosofia da educação

    Gislene A. Silva Santos
    283-286
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1599
  • Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire

    Ligia Carvalho Vercelli
    287-290
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1654