A prática avaliativa e a ampliação do ensino fundamental para nove anos: desafios

Autores

  • Debora Cristina Jeffrey UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1388

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino fundamental. Formação docente.

Resumo

A ampliação do ensino fundamental para nove anos, aprovada pela Lei Federal nº 11.274/2006 e que deverá ser implementada na rede pública e privada de todo o País até 2010, tem proporcionado muitos debates a respeito da viabilidade dessa proposta, das diferentes possibilidades de organização escolar, das iniciativas de formação continuada adequadas aos docentes e sobre as condições de ensino e aprendizagem a serem oferecidas aos alunos, a partir dos seis anos de idade, nesse nível de ensino. Entre os principais desafios apontados no texto, ressaltam-se: a) a infidelidade normativa docente diante das exigências impostas pela Lei Federal nº 11.274/2006 e documentos oficiais; b) a concepção epistemológica de avaliação que envolve a sua prática; c) o plano formal e informal da avaliação da aprendizagem, e d) a estruturação da prática avaliativa ante as possibilidades de organização escolar do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Debora Cristina Jeffrey, UNESP

Doutora em Educação (USP). Professora UNESP - São José do Rio Preto - Departamento de Educação

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Publicado

31.07.2009

Como Citar

JEFFREY, Debora Cristina. A prática avaliativa e a ampliação do ensino fundamental para nove anos: desafios. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 229–246, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1388. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1388. Acesso em: 29 mar. 2024.