Relações entre a prática da educação a distância e a estrutura organizacional das universidades: processos de inovação e a tradição

Autores

  • Márcia Lopes Reis Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.695

Palavras-chave:

Educação a distância. Metanálise.

Resumo

Considerando a educação a distância uma modalidade de ensino-aprendizagem, cujo processo de inovação resulta em estruturação/desestruturação de práticas institucionalizadas na própria universidade, este artigo tem como objetivo propor que a educação a distância seja tomada como um tema de estudo – que leve a uma compreensão em profundidade – para superar resistências que decorrem, por vezes, da escassez de conhecimentos sobre o tema. Para tanto, utiliza-se a metanálise como percurso metodológico para compreender a estrutura organizacional da universidade, entendida aqui, em linhas gerais, pelos aspectos de formalização, centralização e complexidade cujas especificidades demandam uma reestruturação, quando consideradas na modalidade de educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Lopes Reis, Universidade Paulista

Doutora em Sociologia, mestre em Educação, Especialista em Supervisão eCurrículo, pedagoga. Professora titular do ICH - Universidade Paulista.

Downloads

Publicado

31.07.2009

Como Citar

REIS, Márcia Lopes. Relações entre a prática da educação a distância e a estrutura organizacional das universidades: processos de inovação e a tradição. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 265–280, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.695. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/695. Acesso em: 29 mar. 2024.