Relações entre a prática da educação a distância e a estrutura organizacional das universidades: processos de inovação e a tradição

Auteurs

  • Márcia Lopes Reis Universidade Paulista

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.695

Mots-clés :

Educação a distância. Metanálise.

Résumé

Considerando a educação a distância uma modalidade de ensino-aprendizagem, cujo processo de inovação resulta em estruturação/desestruturação de práticas institucionalizadas na própria universidade, este artigo tem como objetivo propor que a educação a distância seja tomada como um tema de estudo – que leve a uma compreensão em profundidade – para superar resistências que decorrem, por vezes, da escassez de conhecimentos sobre o tema. Para tanto, utiliza-se a metanálise como percurso metodológico para compreender a estrutura organizacional da universidade, entendida aqui, em linhas gerais, pelos aspectos de formalização, centralização e complexidade cujas especificidades demandam uma reestruturação, quando consideradas na modalidade de educação a distância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Márcia Lopes Reis, Universidade Paulista

Doutora em Sociologia, mestre em Educação, Especialista em Supervisão eCurrículo, pedagoga. Professora titular do ICH - Universidade Paulista.

Téléchargements

Publiée

2009-07-31

Comment citer

REIS, Márcia Lopes. Relações entre a prática da educação a distância e a estrutura organizacional das universidades: processos de inovação e a tradição. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 265–280, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.695. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/695. Acesso em: 4 févr. 2025.
Views
  • Résumé 195
  • PDF (Português (Brasil)) 128