A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais

Autores

  • Yolanda Zancanella Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1530

Palavras-chave:

Educação do campo. Formação de educadores. Movimentos sociais.

Resumo

Conflitos sobre a posse de terras, lutas armadas, revoltas, desapropriação de terras e organização de movimentos sociais fazem parte da história do Estado do Paraná. Com base nessa realidade, buscou-se, por meio deste estudo, tendo como tema Educação e Movimentos Sociais, investigar os rumos para a formação do educador do campo e as soluções para o cotidiano das escolas do campo. Nesse contexto, foram abordados organismos como a Assesoar e movimentos sociais como o Mastes, apresentou-se a Unioeste e sua relação com os movimentos sociais do campo na construção de políticas públicas para a educação do campo no Paraná. Discutiu-se sobre a educação do campo como direito da população que nele vive, a efetivação da universidade e seu compromisso com a sociedade civil e o papel desempenhado pelo Estado para garantir os direitos fundamentais dos indivíduos e grupos, de acordo com os princípios de igualdade e de justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yolanda Zancanella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestrado em Educação- área de concentração - Educação e Movimentos Sociais - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO Eu, Yolanda Zancanella portador do documento de identidade nº 1473366-3, autorizo a publicação do artigo A UNIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: elemento para a construção da história dos movimentos sociais. SELECIONE A PUBLICAÇÃO, em meio impresso e eletrônico. Obs.: no caso de vários autores, basta que um preencha a autorização e informe os dados dos demais. Nome completo: Yolanda Zancanella Endereço postal: endereço completo, CEP, cidade, estado e país. Rua: Inácio Felipe no. 408 – centro CEP: 85615-000 – Marmeleiro - PR Endereço eletrônico 1: yolandazanca@yahoo.com.br Fone: 46 3525 1502 Fone: 46 91127285

Downloads

Publicado

31.07.2009

Como Citar

ZANCANELLA, Yolanda. A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 157–174, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1530. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1530. Acesso em: 29 mar. 2024.