A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1530Palabras clave:
Educação do campo. Formação de educadores. Movimentos sociais.Resumen
Conflitos sobre a posse de terras, lutas armadas, revoltas, desapropriação de terras e organização de movimentos sociais fazem parte da história do Estado do Paraná. Com base nessa realidade, buscou-se, por meio deste estudo, tendo como tema Educação e Movimentos Sociais, investigar os rumos para a formação do educador do campo e as soluções para o cotidiano das escolas do campo. Nesse contexto, foram abordados organismos como a Assesoar e movimentos sociais como o Mastes, apresentou-se a Unioeste e sua relação com os movimentos sociais do campo na construção de políticas públicas para a educação do campo no Paraná. Discutiu-se sobre a educação do campo como direito da população que nele vive, a efetivação da universidade e seu compromisso com a sociedade civil e o papel desempenhado pelo Estado para garantir os direitos fundamentais dos indivíduos e grupos, de acordo com os princípios de igualdade e de justiça.Descargas
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Publicado
2009-07-31
Cómo citar
ZANCANELLA, Yolanda. A universidade na educação do campo: elemento para a construção da história dos movimentos sociais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 157–174, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1530. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1530. Acesso em: 4 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos
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- Resumen 217
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