A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório

Autores

  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa Universidade Federal de Alagoas
  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Samara Santos Marques de Gusmão Universidade Federal de Alagoas
  • Thayanne Araújo Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1545

Palavras-chave:

Atuação do pedagogo. Educação e movimentos sociais. Educação e MST.

Resumo

Em 2006, os cursos de graduação em Pedagogia foram definidos como uma licenciatura que deve prever a formação do pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, incluindo os movimentos sociais. Este artigo objetiva apresentar uma experiência curricular, denominada “Projetos Integradores”, que tomou como objeto a atuação desse profissional no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e envolveu docentes e discentes do 2° período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Neste artigo, reflete-se sobre a importância do tratamento das relações entre movimentos sociais e educação na formação de pedagogos, apresenta-se o percurso metodológico do estudo realizado e expõem-se significativas aprendizagens por ele proporcionadas, com destaque para a compreensão das relações entre a luta pela terra e a educação, enfatizando as ações realizadas por um pedagogo no MST.

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Biografia do Autor

Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Universidade Federal de Alagoas

Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Samara Santos Marques de Gusmão, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Thayanne Araújo Silva, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

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Publicado

31.07.2009

Como Citar

CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; DA SILVA, Camila Ferreira; GUSMÃO, Samara Santos Marques de; SILVA, Thayanne Araújo. A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 175–192, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1545. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1545. Acesso em: 4 fev. 2025.
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