A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1545Palavras-chave:
Atuação do pedagogo. Educação e movimentos sociais. Educação e MST.Resumo
Em 2006, os cursos de graduação em Pedagogia foram definidos como uma licenciatura que deve prever a formação do pedagogo para atuação em espaços escolares e não escolares, incluindo os movimentos sociais. Este artigo objetiva apresentar uma experiência curricular, denominada “Projetos Integradores”, que tomou como objeto a atuação desse profissional no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e envolveu docentes e discentes do 2° período do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Neste artigo, reflete-se sobre a importância do tratamento das relações entre movimentos sociais e educação na formação de pedagogos, apresenta-se o percurso metodológico do estudo realizado e expõem-se significativas aprendizagens por ele proporcionadas, com destaque para a compreensão das relações entre a luta pela terra e a educação, enfatizando as ações realizadas por um pedagogo no MST.Downloads
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Publicado
31.07.2009
Como Citar
CÊA, Georgia Sobreira dos Santos; DA SILVA, Camila Ferreira; GUSMÃO, Samara Santos Marques de; SILVA, Thayanne Araújo. A atuação do pedagogo no MST: revelações de um estudo exploratório. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 175–192, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1545. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1545. Acesso em: 19 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Valdete Côco (2021)
O curso pedagogia da terra e a formação de educadores do MST: abordagens das produções científicas. Dialogia, 1.10.5585/39.2021.20625
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