Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional

Autores

  • Mara Regina Lemes Sordi UNICAMP
  • Menga Ludke PUC-RIO e UCP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1514

Palavras-chave:

Avaliação institucional. Escola pública. Evidências de pesquisa. Formação de professores. Participação. Projeto pedagógico.

Resumo

O diálogo entre profissionais da educação e os múltiplos atores envolvidos nas redes públicas de ensino é considerado indispensável para a qualificação da escola. Esse intercâmbio se desenvolve de modo mais concreto, quando subsidiado por evidências produzidas em processos de avaliação institucional participativo. Destaca-se que a avaliação da qualidade do projeto pedagógico da escola beneficia-se quando profissionais de educação utilizam recursos da investigação, apreendidos em seus processos de formação, como estratégias que qualificam o olhar para a realidade escolar com a devida inclusão das perspectivas complementares dos demais atores igualmente interessados no aperfeiçoamento do projeto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Regina Lemes Sordi, UNICAMP

Departamento de Estudos e Práticas Culturais ( DEPRAC( Facukdade de Educação

Downloads

Publicado

31.07.2009

Como Citar

SORDI, Mara Regina Lemes; LUDKE, Menga. Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 209–228, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1514. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1514. Acesso em: 27 ago. 2024.