O movimento da educação do campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas

Autores

  • Maria Antônia de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1532

Palavras-chave:

Educação. Educação do Campo. Movimento social. Políticas públicas.

Resumo

Este texto problematiza a Educação do Campo e tem o intuito de demonstrar os sinais da construção de políticas públicas que vem sendo possibilitada pela participação efetiva dos trabalhadores do campo. Se considerarmos como marco inicial a Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, de 1998, constataremos que a Educação do Campo tem mais de uma década de existência. Integra a luta dos trabalhadores pelo cumprimento de um direito social – a educação – e pressupõe uma concepção de educação emancipatória, nos termos de Mészáros (2005), em contraposição a uma educação excludente e que ignora a ruralidade do território brasileiro; a Educação do Campo opõe-se à Educação Rural. É construída coletivamente pelos trabalhadores e, num crescente movimento nacional, vem adensando os projetos educacionais, as parcerias, o envolvimento de segmentos governamentais e a necessidade de modificações curriculares, especialmente na educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em educação. Professora do programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista Produtividade em pesquisa no CNPq.

Downloads

Publicado

31.07.2009

Como Citar

DE SOUZA, Maria Antônia. O movimento da educação do campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 38–56, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1532. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1532. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático - Educação e movimentos sociais
Visualizações
  • Resumo 264
  • PDF 228