O movimento da educação do campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas

Auteurs

  • Maria Antônia de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1532

Mots-clés :

Educação. Educação do Campo. Movimento social. Políticas públicas.

Résumé

Este texto problematiza a Educação do Campo e tem o intuito de demonstrar os sinais da construção de políticas públicas que vem sendo possibilitada pela participação efetiva dos trabalhadores do campo. Se considerarmos como marco inicial a Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, de 1998, constataremos que a Educação do Campo tem mais de uma década de existência. Integra a luta dos trabalhadores pelo cumprimento de um direito social – a educação – e pressupõe uma concepção de educação emancipatória, nos termos de Mészáros (2005), em contraposição a uma educação excludente e que ignora a ruralidade do território brasileiro; a Educação do Campo opõe-se à Educação Rural. É construída coletivamente pelos trabalhadores e, num crescente movimento nacional, vem adensando os projetos educacionais, as parcerias, o envolvimento de segmentos governamentais e a necessidade de modificações curriculares, especialmente na educação superior.

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Biographie de l'auteur

Maria Antônia de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em educação. Professora do programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista Produtividade em pesquisa no CNPq.

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Publiée

2009-07-31

Comment citer

DE SOUZA, Maria Antônia. O movimento da educação do campo, as tensões na luta por um direito social e os sinais da construção de políticas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 38–56, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1532. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1532. Acesso em: 4 févr. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático - Educação e movimentos sociais
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  • Résumé 264
  • PDF (Português (Brasil)) 228