Alguns estudos sobre evasão e persistência de estudantes

Autores

  • katia Siqueira de Freitas UCSAL

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1062

Palavras-chave:

Educação a distância. Evasão de estudantes. Persistência.

Resumo

Neste artigo, discutem-se alguns trabalhos que tratam da evasão e da persistência de estudantes no sistema educacional presencial e a distância. As pesquisas mencionadas foram realizadas em vários países, tais como Inglaterra, Estados Unidos, Costa Rica, Venezuela, Uganda e Brasil. Na primeira parte do texto, apresentam-se mais estudos realizados no sistema presencial, e na segunda, pesquisas realizadas no sistema a distância e, mais especificamente, nas fases consideradas de primeira e segunda gerações de educação a distância. Neste artigo, verifica-se que as instituições educacionais podem e devem implementar serviços de apoio aos estudantes para prevenir evasão e ajudá-los a ter sucesso educacional.

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Biografia do Autor

katia Siqueira de Freitas, UCSAL

Professora do Mestrado de Políticas Sociais e Cidadania da UCSAL Pesquisadora, Ph.D. em Administração da Educação

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Publicado

31.07.2009

Como Citar

FREITAS, Katia Siqueira de. Alguns estudos sobre evasão e persistência de estudantes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 247–264, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1062. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1062. Acesso em: 19 abr. 2024.