Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?

Autores

  • Júlio Gomes de Almeida Unicid

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1573

Palavras-chave:

Escola. Indisciplina. Práticas institucionais. Violência escolar.

Resumo

Neste artigo discutem-se aspectos do tema “violência escolar” debatidos nos encontros do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre Formação em Ambientes Organizacionais, ligado à linha de pesquisa Sujeito, Formação e Aprendizagem, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo. A discussão sobre esse tema emergiu nos encontros do núcleo por se tratar de uma questão presente no cotidiano das escolas e pela necessidade dos educadores participantes do núcleo compreendê-lo. Assim, algumas discussões são retomadas e é questionada a linha de raciocínio que apregoa que a violência está fora e entra na escola em momentos de descuido e, enfatiza o entendimento de que a violência se produz e reproduz também nas trocas que se realizam no cotidiano escolar. Por meio da apresentação de situações cotidianas procura mostrar que algumas práticas da escola precisam ser repensadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21.02.2010

Como Citar

DE ALMEIDA, Júlio Gomes. Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 487–508, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1573. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1573. Acesso em: 29 mar. 2024.