Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1573Palavras-chave:
Escola. Indisciplina. Práticas institucionais. Violência escolar.Resumo
Neste artigo discutem-se aspectos do tema “violência escolar” debatidos nos encontros do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre Formação em Ambientes Organizacionais, ligado à linha de pesquisa Sujeito, Formação e Aprendizagem, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo. A discussão sobre esse tema emergiu nos encontros do núcleo por se tratar de uma questão presente no cotidiano das escolas e pela necessidade dos educadores participantes do núcleo compreendê-lo. Assim, algumas discussões são retomadas e é questionada a linha de raciocínio que apregoa que a violência está fora e entra na escola em momentos de descuido e, enfatiza o entendimento de que a violência se produz e reproduz também nas trocas que se realizam no cotidiano escolar. Por meio da apresentação de situações cotidianas procura mostrar que algumas práticas da escola precisam ser repensadas.Downloads
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