Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Foco e Escopo
Processo de Avaliação pelos Pares
Periodicidade
Taxa de Processamento de Artigos
Equipe Editorial
Histórico do periódico
Patrocínio
Políticas
Política de Ética
Política de Acesso Livre
Política de Direito Autoral
Política Direito Autoral de Imagens
Conflitos de Interesses
Política Integridade Acadêmica
Preservação Digital
Política Crossmark
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Submissões
Nominata Avaliadores
Termo de Privacidade e Consentimento Livre e Esclarecido
Indexação
Google Acadêmico - Índice H
Portal de Periódicos Uninove
Notícias
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2: Educação e movimentos sociais
v. 11 n. 2: Educação e movimentos sociais
(jul./dez. 2009)
Publicado:
01.12.2009
Editorial
Da educação e dos movimentos sociais – historicidade, problemáticas atuais e possibilidades interpretativas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2128
Carlos Bauer, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, José Rubens Lima Jardilino
311-332
PDF
Dossiê temático
A contraditória relação entre movimento social e estado na disputa pela formulação de políticas públicas para educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1898
Dominique Michèle Perioto Guhur, Irizelda Martins de Souza e Silva
335-352
PDF
A participação social no Mova ABC: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1982
Edna Cristina do Prado, Sonia Maria Duarte Grego
353-374
PDF
Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1665
Jorge Luis Cammarano González, Marcilene Rosa Moura de Castro
375-392
PDF
As políticas educacionais do estado brasileiro ou de como negaram a educação escolar ao homem e a mulher do campo - Um percurso histórico
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1931
Adelaide Ferreira Coutinho
393-412
PDF
Educação e processos emancipatórios na América Latina: reflexões a partir de José Martí
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2006
Danilo Romeu Streck, Telmo Adams, Cheron Zanini Moretti
413-430
PDF
Artigos
O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1358
António Francisco Baixinho
433-456
PDF
La universidad frente a las necesidades y demandas locales / territoriales
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1888
Silvina Andrea Sturniolo
457-466
PDF
A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1656
Ademir Valdir dos Santos
467-486
PDF
Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1573
Júlio Gomes de Almeida
487-508
PDF
Educação e Formação Humana: um debate histórico-ontológico
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1458
Lucas Dominguini, Vidalcir Ortigara
509-528
PDF
A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1518
Naura Syria Carapeto Ferreira
529-548
PDF
Trabalho e formação na perspectiva da burguesia industrial
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1925
Celso do Prado Ferraz de Carvalho
549-568
PDF
O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1901
Maria do Carmo Xavier, Ana Paula Lacerda Dornelles
569-586
PDF
Diretor de escola pública: categorias teóricas de análise na pesquisa sobre seu papel
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2005
Miguel Henrique Russo, Margarete Bertolo Boccia
587-604
PDF
Trabalho, profissão docente e o problema do conhecimento na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2038
Ivanise Monfredini
605-620
PDF
Resenhas
Resenha: O respeito ou o olhar atento
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1478
Leandro Petarnella, Maria Lucia Amorim Soares
623-626
PDF
Falar é fácil, escrever também!
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1543
Izabel Cristina Petraglia
627-628
PDF
Novas teorias dos movimentos sociais
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1737
Ligia Carvalho Vercelli
629-634
PDF
Lutero & a Educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2028
Leandro de Proença Lopes
635-640
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
5 Artigos mais lidos - últimos 30 dias
História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário
487
Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente
316
Que educação é pública? A privatização de um direito.
226
O Manifesto Docente de 1871: marcas que ainda nos marcam, lutas que ainda lutamos
211
A pesquisa na produção Do conhecimento: Questões metodológicas
159
Idioma
English
Português (Brasil)
certificacao
e-ISSN: 1983-9278
A3 - (Quadriênio 2017-2020)
cope
Palavras-chave
entrevista
planejamento educacional
palavras-chave
significação.
reflexão filosófica
periechontologia
fé filosófica
jaspers
educação - sergipe
educação e estado
cartografia.
brasil.
jigsaw
investigación
chile
visitas_globo
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários