v. 11 n. 2: Educação e movimentos sociais

Educação e movimentos sociais
(jul./dez. 2009) 
Publicado: 01.12.2009

Editorial

  • Da educação e dos movimentos sociais – historicidade, problemáticas atuais e possibilidades interpretativas

    Carlos Bauer, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, José Rubens Lima Jardilino
    311-332
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2128

Dossiê temático

  • A contraditória relação entre movimento social e estado na disputa pela formulação de políticas públicas para educação do campo

    Dominique Michèle Perioto Guhur, Irizelda Martins de Souza e Silva
    335-352
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1898
  • A participação social no Mova ABC: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal

    Edna Cristina do Prado, Sonia Maria Duarte Grego
    353-374
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1982
  • Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente

    Jorge Luis Cammarano González, Marcilene Rosa Moura de Castro
    375-392
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1665
  • As políticas educacionais do estado brasileiro ou de como negaram a educação escolar ao homem e a mulher do campo - Um percurso histórico

    Adelaide Ferreira Coutinho
    393-412
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1931
  • Educação e processos emancipatórios na América Latina: reflexões a partir de José Martí

    Danilo Romeu Streck, Telmo Adams, Cheron Zanini Moretti
    413-430
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2006

Artigos

  • O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste

    António Francisco Baixinho
    433-456
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1358
  • La universidad frente a las necesidades y demandas locales / territoriales

    Silvina Andrea Sturniolo
    457-466
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1888
  • A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil

    Ademir Valdir dos Santos
    467-486
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1656
  • Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?

    Júlio Gomes de Almeida
    487-508
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1573
  • Educação e Formação Humana: um debate histórico-ontológico

    Lucas Dominguini, Vidalcir Ortigara
    509-528
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1458
  • A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação

    Naura Syria Carapeto Ferreira
    529-548
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1518
  • Trabalho e formação na perspectiva da burguesia industrial

    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    549-568
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1925
  • O debate parlamentar na tramitação da lei 10.639/2003: interrogando o papel da escola na construção da edentidade cultural e étnica no Brasil

    Maria do Carmo Xavier, Ana Paula Lacerda Dornelles
    569-586
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1901
  • Diretor de escola pública: categorias teóricas de análise na pesquisa sobre seu papel

    Miguel Henrique Russo, Margarete Bertolo Boccia
    587-604
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2005
  • Trabalho, profissão docente e o problema do conhecimento na formação inicial de professores

    Ivanise Monfredini
    605-620
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2038

Resenhas

  • Resenha: O respeito ou o olhar atento

    Leandro Petarnella, Maria Lucia Amorim Soares
    623-626
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1478
  • Falar é fácil, escrever também!

    Izabel Cristina Petraglia
    627-628
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1543
  • Novas teorias dos movimentos sociais

    Ligia Carvalho Vercelli
    629-634
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1737
  • Lutero & a Educação

    Leandro de Proença Lopes
    635-640
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2028