O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste

Autores

  • António Francisco Baixinho ULHT

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1358

Palavras-chave:

Administração local da educação. Carta Educativa. Conselho Municipal de Educação. Descentralização. Relação escola-autarquia.

Resumo

Este artigo corresponde a uma investigação empírica, realizada no âmbito do Curso de Especialização em Administração Educacional, e incidiu sobre o modo como é construída a política local de educação num pequeno município da Região Oeste de Portugal Continental. Assumindo a investigação uma abordagem de carácter qualitativo, procurou-se conhecer como são desempenhadas pelo município as competências legais em matéria de educação e a situação relativa à existência do Conselho Municipal de Educação e de um projecto educativo local, ao envolvimento dos parceiros sociais na educação, às relações escola-autarquia, à intervenção do município na construção dos territórios educativos e aos projectos socioeducativos desenvolvidos pelo município. Num pretenso quadro educativo de descentralização de competências para as autarquias, a carta educativa, ainda não foi elaborada (na altura do estudo) e o município é condicionado, no desempenho das suas atribuições e competências legais, por alguns constrangimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

António Francisco Baixinho, ULHT

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Doutorando em Educação na mesma Universidade. Membro da UID-OPECE (Unidade de Investigação e Desenvolvimento – Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Downloads

Publicado

21.02.2010

Como Citar

BAIXINHO, António Francisco. O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 433–456, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1358. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1358. Acesso em: 18 abr. 2024.