A participação social no Mova ABC: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal

Autores

  • Edna Cristina do Prado Universidade Ibirapuera
  • Sonia Maria Duarte Grego Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1982

Palavras-chave:

Movimento Social. Políticas Públicas. EJA. Educação Popular MOVA-Regional

Resumo

O presente artigo, a partir da categoria participação social, analisa as rupturas e contradições presentes no Movimento de Alfabetização do ABCD paulista em relação às propostas dos movimentos populares de jovens e adultos dos anos 60. Entrevistas, depoimentos, documentos e dados censitários foram utilizados na análise, tendo como referenciais a teoria crítica, com especial ênfase nos estudos e pesquisas desenvolvidas na perspectiva educacional freireana. Os resultados mostram que entre as rupturas e contradições destacam-se: a dependência do movimento às oscilações dos recursos financeiros e interesses dos parceiros envolvidos em detrimento às reivindicações das bases; a fragilidade e aligeiramento da formação docente; a ausência dos dados quantitativos e qualitativos sobre a demanda e desempenho dos educandos, os quais, aliados às diferenças espaciais, históricas e ideológicas observadas no movimento atual, revelam que o MOVA-Regional distorce em alguns momentos a proposta de educação popular de Paulo Freire utilizando-se de seus próprios princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Cristina do Prado, Universidade Ibirapuera

Edna Prado é doutora em Educação pela UNESP, mestra em Educação pela PUC-SP, licenciada em Educação Física, Pedagogia, Letras e bacharel em Lingüística pela USP, especialista em Psicologia, também pela USP, em Ecoturismo pela UFLA, em Tutoria em EaD pelo Senac, Professora Adjunta do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas, ex-professora da educação básica, ex-diretora escolar na rede pública do município de São Paulo, idealizadora e apresentadora das aulas de Literatura do Programa Vestibulando Digital da TV Cultura/SP, membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Avaliação Educacional do CEDU/UFAL, autora de vários artigos na área da Educação.

Sonia Maria Duarte Grego, Universidade Estadual Paulista

Pós-doutora em Avaliação Educacional pela University of London . Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCLAr/UNESP. Araraquara – SP. [Brasil] smdgrego@vivax.com.br

Downloads

Publicado

21.02.2010

Como Citar

PRADO, Edna Cristina do; DUARTE GREGO, Sonia Maria. A participação social no Mova ABC: dos movimentos populares dos anos 60 à perspectiva neoliberal. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 353–374, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1982. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1982. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático