A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil

Autores

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1656

Palavras-chave:

organização escolar, currículo, escola alemã, etnia.

Resumo

O artigo apresenta pesquisa sobre a organização escolar de escolas primárias na colônia catarinense Hansa, fundada em 1897. Foi baseado na análise de documentos da Companhia Colonizadora Hamburguesa. Os resultados mostram peculiaridades como o ensino em alemão e o currículo focado no Cálculo e na aprendizagem da língua e cultura alemãs nas disciplinas de Leitura, Escrita, Poesia, Canto, Religião e Latim. Porém, havia matérias como Português e História que abordavam questões brasileiras. Nos início, mantiveram-se aspectos pedagógicos que as caracterizam como expressões do fenômeno das escolas étnicas: as escolas alemãs. Atenderam a necessidade de escola, embasadas por práticas educativas de cunho étnico que mesclaram aspectos culturais estrangeiros aqueles brasileiros. O uso da língua alemã constituiu um indicador étnico essencial. A compreensão dessas instituições escolares na história da educação brasileira é parametrizada pelas vinculações entre currículo e cultura, considerando a questão étnica como aspecto central das relações sociais.

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Biografia do Autor

Ademir Valdir dos Santos, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Educação pela UFSCar. Docente e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

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Publicado

21.02.2010

Como Citar

SANTOS, Ademir Valdir dos. A instituição escolar como ambiente de relações étnicas: o caso das "Escolas alemãs" no sul do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 467–486, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1656. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1656. Acesso em: 5 nov. 2024.