A contraditória relação entre movimento social e estado na disputa pela formulação de políticas públicas para educação do campo

Autores

  • Dominique Michèle Perioto Guhur Universidade Estadual de Maringá
  • Irizelda Martins de Souza e Silva Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1898

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação do Campo. Movimentos Sociais. MST. Pronera.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apontar avanços e desafios da relação entre Movimento Social e Estado, na disputa pela formulação de políticas públicas para a Educação do Campo. Essa pesquisa documental considera especialmente as práticas educativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA, além das elaborações da Articulação Nacional por uma Educação do Campo. Parte-se da relação (contraditória) entre direitos e políticas públicas, para situar o MST, suas práticas educativas e o movimento de Educação do Campo em relação às formas de participação política estimuladas pelo projeto neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Michèle Perioto Guhur, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPGE). Trabalha com Movimentos Sociais e Educação Popular desde 1999.

Irizelda Martins de Souza e Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação; prof.-adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação, e do Programa de Pós-graduação em Educação (linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação) da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPGE).

Downloads

Publicado

21.02.2010

Como Citar

GUHUR, Dominique Michèle Perioto; SILVA, Irizelda Martins de Souza e. A contraditória relação entre movimento social e estado na disputa pela formulação de políticas públicas para educação do campo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 335–352, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1898. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1898. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático