Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1573Palavras-chave:
Escola. Indisciplina. Práticas institucionais. Violência escolar.Resumo
Neste artigo discutem-se aspectos do tema “violência escolar” debatidos nos encontros do Núcleo de Pesquisa e Estudo sobre Formação em Ambientes Organizacionais, ligado à linha de pesquisa Sujeito, Formação e Aprendizagem, do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Cidade de São Paulo. A discussão sobre esse tema emergiu nos encontros do núcleo por se tratar de uma questão presente no cotidiano das escolas e pela necessidade dos educadores participantes do núcleo compreendê-lo. Assim, algumas discussões são retomadas e é questionada a linha de raciocínio que apregoa que a violência está fora e entra na escola em momentos de descuido e, enfatiza o entendimento de que a violência se produz e reproduz também nas trocas que se realizam no cotidiano escolar. Por meio da apresentação de situações cotidianas procura mostrar que algumas práticas da escola precisam ser repensadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21.02.2010
Como Citar
DE ALMEIDA, Júlio Gomes. Violência: vizinha ou habitante do mesmo espaço?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 487–508, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1573. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1573. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos