Avaliação, regulação e qualidade na educação superior: os desafios da gestão acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15825

Palavras-chave:

Educação Superior. Gestão acadêmica. Qualidade. Sinaes. Universidades.

Resumo

Este texto aborda possíveis implicações, na gestão acadêmica de doze universidades da Grande São Paulo/SP – de um total de dezoito –, dos resultados produzidos pelo Sinaes, em seus processos de avaliação da educação superior, e decorre da pesquisa intitulada “A avaliação da educação superior no Brasil: sistema adotado pelo governo federal e uso dos seus resultados na gestão institucional”. A pesquisa buscou conhecer os efeitos e iniciativas que o Sinaes vem induzindo na gestão acadêmica das instituições de educação superior na ótica dos dirigentes universitários, com o objetivo de analisar as implicações da consolidação do sistema de avaliação da educação superior no Brasil, visando explicitar o uso dos resultados das avaliações institucionais – interna e externa – identificando iniciativas de gestão praticadas nas universidades públicas e privadas. Os procedimentos metodológicos podem ser inscritos na avaliação de política com foco na análise da utilização de seus resultados. Participaram da pesquisa 12 Universidades, destas, cinco privadas, 4 públicas e 3 confessionais. Os gestores reconhecem que o Sinaes impacta na gestão acadêmica, sendo que, nas instituições privadas, busca-se o atendimento às exigências legais, nas públicas, há um esforço para incorporar os processos de avaliação na dinâmica institucional e as confessionais pontuam a falta de consideração pelos projetos pedagógicos específicos que desenvolvem.

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Biografia do Autor

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). É professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional em educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Ana Sílvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas.  Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

HAAS, Celia Maria; APARÍCIO, Ana Sílvia Moço. Avaliação, regulação e qualidade na educação superior: os desafios da gestão acadêmica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15825, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.15825. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15825. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade