O museu de ciências como espaço de provocação dos sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16792

Palavras-chave:

Educação estética, Museu de ciências, Espaços propositores, Objetos propositores.

Resumo

Esta pesquisa teve, como tema, a educação estética e, como objetivo, discutir como o museu de ciências pode ser também espaço de provocação dos sentidos, de educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. Esta pesquisa qualitativa ocorreu no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil, e os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo dos pesquisadores, fotos e entrevista com o curador do museu. A análise da entrevista e do diário pautou-se na análise de conteúdo de Franco (2008) e a das imagens segundo os conceitos de punctum e studium, de Barthes (2010). O aporte teórico de sustentação contou com Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) e Martins (2012, 2014), entre outros. Como resultados, foi possível evidenciar que: o museu oceanográfico possui espaços esteticamente planejados, cuja organização, iluminação e exploração de sonoridades afetam o sujeito, provocando-o à experiência. Identificou-se, também, que as escolhas efetuadas pela curadoria foram intencionais para sensibilizar o público e que elas possibilitaram que espaços e objetos fossem propositores de experiências porque ampliam o potencial estético do museu. No entanto, como a experiência é um movimento individual, nem todos podem por ele ser afetados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair de Aguiar Neitzel, UNIVALI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Pos doutorado na Unviersidade Paris VII. Doutora em literatura pela UFSC. Líder do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIVALI.

Monica Zewe Uriarte, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação, professora do mestrado e doutorado em Educação na Univali, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa sobre Mediação cultural.

Katia Franklin, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do itajaí. Professora da graduação na Univali. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução Franklin Leopoldo e Silva. São Paulo: Abril Cultural, 2000.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 3 fev. 2020.

CARVALHO, Cristina; LOPES, Thamiris Lopes. O público infantil nos museus. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 911-930, jul./set. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623652329

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Entrevista com João Francisco Duarte Júnior. [Entrevista cedida a] Carla Carvalho. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 12, n. 3, p. 362-367, set./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v12n3.p362-367

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (dos) sentidos. 5. ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2008.

FRANKLIN, Kátia. Educação estética: possibilidades no Museu de Ciências Naturais. 2019. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2019.

FRANKLIN, Kátia et al. Uma experiência no museu de ciências. In: NEITZEL, Adair Aguiar de et al. (orgs.). Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação. Itajaí: Univali; Florianópolis: Dois Por Quatro, 2017. p. 137-152.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 47, p. 333-362, maio/ago. 2011.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015.

HEIDEGGER, Martin. Caminhos da linguagem. Tradução Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Editora Universitária São Francisco, 2015.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf. Acesso em: 1 fev. 2020.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1. ed. 2. reimp. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LAWAND, Diógenes Nicolau. Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos. 2004. 290 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MARTINS, Maria do Carmo. Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 20 n. 3 p. 579-581, jul./set. 2018.

MARTINS, Miriam Celeste. (org.). Pensar juntos a mediação cultural: [entre]laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014.

MARTINS, Miriam Celeste. Curadoria educativa: inventando conversas. In: MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa. (Eds.). Mediação Cultural para professores andarilhos da cultura. São Paulo: Intermeios, 2012. p. 61-73.

MOVI. Museu Oceanográfico Univali. Exposição oceanográfica. Ala vermelha – Invertebrados. 2019a. 1 fotografia. Disponível em: https://www.univali.br/institucional/museu-oceanografico-univali/exposicao-oceanografica/Paginas/default.aspx. Acesso em: 3 fev. 2020.

MOVI. Museu Oceanográfico Univali. Exposição oceanográfica. Ala verde – cartilaginosos. 2019b. 1 fotografia. Disponível em: https://www.univali.br/institucional/museu-oceanografico-univali/exposicao-oceanografica/Paginas/default.aspx. Acesso em: 3 fev. 2020.

MOVI. Museu Oceanográfico Univali. Exposição oceanográfica. Ala marrom – ósseos. 2019c. 1 fotografia. Disponível em: https://www.univali.br/institucional/museu-oceanografico-univali/exposicao-oceanografica/Paginas/default.aspx. Acesso em: 3 fev. 2020.

MOVI. Museu Oceanográfico Univali. Exposição oceanográfica. Ala preta – mamíferos. 2019d. 1 fotografia. Disponível em: https://www.univali.br/institucional/museu-oceanografico-univali/exposicao-oceanografica/Paginas/default.aspx. Acesso em: 3 fev. 2020.

NEITZEL, Adair de Aguiar. O jogo das construções hipertextuais. Florianópolis: UFSC; Itajaí: Univali, 2009.

NEITZEL, Adair Aguiar de et al. Mediações culturais no museu. In: NEITZEL, Adair Aguiar de et al. (orgs.). Cultura, escola e educação criadora: diálogos sobre experiências estéticas na educação. Itajaí: Univali; Florianópolis: Dois Por Quatro, 2017. p. 325-345.

NEITZEL, Adair Aguiar de; PONTES, Maria Cristina Kumm; NEITZEL, Mariana de Aguiar. O museu de ciências como espaço de educação estética. In: URIARTE, Mônica Zewe; NEITZEL, Adair Aguiar de; KRAMES, Ilisabet Pradi. (orgs.). Cultura, Escola e Educação criadora: mediações culturais e proposições estéticas. Curitiba: CRV, 2020. p. 287-311.

NHOQUE, Janete Ribeiro. O leitor encarnado e a leitura do literário como experiência. 2019. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2019.

SILVA, Angélica Brito; BITENCOURT, Eron Matheus. Descobrir o museu, (re)descobrir a cidade. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 20, n. 3, p. 586-603, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651710

Downloads

Publicado

31.07.2020

Como Citar

NEITZEL, Adair de Aguiar; URIARTE, Monica Zewe; FRANKLIN, Katia. O museu de ciências como espaço de provocação dos sentidos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16792, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16792. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16792. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades