n. 53: Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades

(abr./jun. 2020)
Publicado: 28.07.2020

Apresentação

  • Apresentação

    Antonio Joaquim Severino, Mario de Faria Carvalho, Silvia Sell Duarte Pillotto, Marcos Antonio Lorieri
    e16580
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16580

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades

  • A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética

    Rogério de Almeida, Alberto Filipe Araújo
    e16676
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16676
  • Entre cubos, caminhos e árvores: uma discussão sobre a renovação da vida

    Alexsandro Junior Santana, Cleide Rita Silvério Almeida, Mariangelica Arone
    e17252
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.17252
  • Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si

    Rosvita kolb Bernardes, Ana Cristina Carvalho Pereira
    e16658
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16658
  • Leitura e estética. Ensinar o desejo de ler

    Carlos Bernardo Skliar
    e16660
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16660
  • Pesquisar e pesquisar-se na educação: movimentos criados pela estética e pelas sensibilidades

    Silvia Sell Duarte Pillotto, Carla Clauber da Silva
    e16664
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16664
  • Por uma pedagogia do belo: educação, estética e sensibilidades

    Graciele Maria Coelho de Andrade Gomes, Mário de Faria Carvalho
    e16647
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16647
  • O local e as emoções suscitadas: experiência estética no imaginário urbano de Tubarão, Santa Catarina

    Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Ana Caroline Voltolini Fernandes
    e16708
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16708
  • Poéticas da animalidade nas artes visuais e na literatura: potências estéticas para outras relações de alteridade na educação

    Tathiana Jaeger de Morais, Luciana Gruppelli Loponte
    e16862
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16862
  • O museu de ciências como espaço de provocação dos sentidos

    Adair de Aguiar Neitzel, Monica Zewe Uriarte, Katia Franklin
    e16792
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16792
  • Diálogos entre a arte literária e arte visual: Lygia Clark: linhas vivas diálogos possíveis

    Ana Maria Esteves Bortolanza
    e16640
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16640

Artigos

  • Dissidências crianceiras: involução criadora em sala de aula

    Edilma de Souza, Silas Borges Monteiro
    e16566
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16566
  • As possibilidades do olhar estético do afeto: o projeto olhar complexo

    Lia Beatriz Teixeira Torraca
    e16666
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16666
  • O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia Waldorf

    Jonas Bach Junior
    e16638
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16638
  • Experiência e educação estética: sentidos e epifanias de um sarau infantil na universidade federal da Bahia

    Cilene Nascimento Canda, Leila Damiana Almeida dos Santos Souza, Kleber Peixoto de Souza
    e16705
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16705
  • A ecosofia como paradigma estético: enfrentando o mar de lama

    Jose Rogerio Vitkowski
    e16552
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16552
  • Experimentações com desenho na formação de professores: reflexões a partir do ensino de sociologia

    Graziele Ramos Schweig, Isabela Froes Righi, Caio Morais Sena
    e16679
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16679
  • O que os olhos e o coração veem e sentem: Três encontros com arte e educação matemática

    João Carlos Pereira de Moraes
    e16615
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16615
  • Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju

    Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Ronaldo Nunes Linhares
    e16454
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16454

Resenhas

  • Resenha do livro monte, Domingas. A canção kongo e ovimbundu: tradições e identidades. Luanda: INICC, 2019. 140p.

    Alexandre António Timbane
    e16637
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16637