Experimentações com desenho na formação de professores: reflexões a partir do ensino de sociologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16679

Palavras-chave:

Arte, Desenho, Ensino-aprendizagem, Ensino de sociologia, Formação de professores

Resumo

Após décadas de pesquisa e ensino majoritariamente restritos ao espaço universitário, as Ciências Sociais passaram a participar do cotidiano da educação básica por meio da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, a qual foi reintroduzida nos currículos escolares em 2008. Esse caráter recente das Ciências Sociais na escola desafia à criação de outros modos de diálogo com os sujeitos desse espaço, problematizando dicotomias e instigando o alargamento das potencialidades dos fazeres das Ciências Sociais para além do âmbito acadêmico. No presente artigo, acompanhamos o processo de elaboração e circulação de um dispositivo pedagógico que, ao lançar mão do desenho, deixou-se contaminar pelos modos artísticos de pensar e produzir conhecimento, permitindo ampliar os sentidos de “ciência” e “senso comum”, categorias recorrentes na prática docente e na formação de professores de Sociologia. Ao dar visibilidade à dimensão sensível do processo de conhecer, o dispositivo criado mostrou-se potente na educação da atenção ao plano das forças, para além de formas prontas e reificadas, contribuindo, assim, para problematizar modos representacionais ou recognitivos de conhecer

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Biografia do Autor

Graziele Ramos Schweig, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Isabela Froes Righi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licencianda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Caio Morais Sena, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

31.07.2020

Como Citar

SCHWEIG, Graziele Ramos; RIGHI, Isabela Froes; SENA, Caio Morais. Experimentações com desenho na formação de professores: reflexões a partir do ensino de sociologia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16679, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16679. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16679. Acesso em: 4 nov. 2024.