O que os olhos e o coração veem e sentem: Três encontros com arte e educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16615

Palavras-chave:

Arte, Educação Matemática, Interdisciplinaridade, Pesquisadores

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de elencar divergências e convergências entre alguns autores que se debruçam sobre a temática Arte e Educação Matemática, sendo eles Zaleski Filho, Franco e Mendes. Tal escolha deve-se a relevância dos mesmos no campo da Educação Matemática e sua relação com a Arte. Para realização da investigação, fora selecionado trabalhos dos pesquisadores com a temática e analisados em suas perspectivas teórico-metodológicas. Como política de escrita, escolheu-se o modelo de entrevistas ficcionais, perante a ideia de abordar de forma mais sistemática as intenções dos autores. Como resultado, notam-se três abordagens diferenciais: (1) releitura da obra através do conhecimento matemático; (2) Investigação de práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática; (3) Método estético, aplicação no cotidiano.

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Biografia do Autor

João Carlos Pereira de Moraes, Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Docente do Curso de Pedagogia da UNIPAMPA. 

Doutor em Educação (USP)

Licenciado em Pedagogia (UEM).

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Publicado

09.09.2020

Como Citar

MORAES, João Carlos Pereira de. O que os olhos e o coração veem e sentem: Três encontros com arte e educação matemática. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16615, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16615. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16615. Acesso em: 4 nov. 2024.