O que os olhos e o coração veem e sentem: Três encontros com arte e educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16615Palabras clave:
Arte, Educação Matemática, Interdisciplinaridade, PesquisadoresResumen
O presente artigo tem o objetivo de elencar divergências e convergências entre alguns autores que se debruçam sobre a temática Arte e Educação Matemática, sendo eles Zaleski Filho, Franco e Mendes. Tal escolha deve-se a relevância dos mesmos no campo da Educação Matemática e sua relação com a Arte. Para realização da investigação, fora selecionado trabalhos dos pesquisadores com a temática e analisados em suas perspectivas teórico-metodológicas. Como política de escrita, escolheu-se o modelo de entrevistas ficcionais, perante a ideia de abordar de forma mais sistemática as intenções dos autores. Como resultado, notam-se três abordagens diferenciais: (1) releitura da obra através do conhecimento matemático; (2) Investigação de práticas sociais mobilizadoras de cultura matemática; (3) Método estético, aplicação no cotidiano.Descargas
Citas
BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução de Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
CAUQUELIN, A. Teorias da arte. Tradução de Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIPP, H. B. Teorias da arte. Tradução de Waltensir Dutra et al. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
CIFUENTES, J. C. Uma via estética de acesso ao conhecimento matemático. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 46, p. 55-72, 2005.
COXETER, H. S. M. Non-Euclidean Geometry. 5. ed. Toronto: University of Toronto Press, 1968.
D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação “e” Matemática. São Paulo: Summus Editorial, 1986.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2008b.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática. São Paulo: Ática, 1990.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, U. Uma história concisa da Matemática no Brasil. São Paulo: Vozes, 2008a.
DUCHER, R. Características dos estilos. Tradução de Maria Armentina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
EVES, H. História da Matemática para uso em sala de aula – Geometria. Tradução de Higino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992.
FLORES, C. R. Abordagem histórica no ensino de matemático: o caso da representação em perspectiva. Revista Contra-Pontos, Itajaí, v. 1, n. 1, p. 377- 388, set./dez. 2002.
FLORES, C. R. Olhar, saber, representar: ensaios sobre a representação em perspectiva. 2003. 188 f. Tese (Doutorado em Educação – Ensino de Ciências, Centro de Ciências da Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
FRANCO, V. S. Análise da Geometria de algumas obras de arte utilizando o GeoGebra. In: Congreso Latinoamericano GeoGebra, Argentina, 2013. Presidência Roque Sáens Peña: UNCAUS, 2013c. v. 1.
FRANCO, V. S. As Geometrias não Euclidianas na Arte e na Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013. Anais [...]. ISSN 2178-034X. Apresentação em PPT.
FLORES, C. R. Olhar, Saber, Representar: ensaios sobre a representação em perspectiva. 2003. 188f Tese (Doutorado em Educação - Ensino de Ciências, Centro de Ciências da Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
FLORES, C. R. Abordagem histórica no ensino de matemático: o caso da representação em perspectiva. Revista Contra-Pontos, Itajaí, v. 1, n. 1, p. 377- 388, set./dez. 2002.
FRANCO, V. S. As Geometrias não Euclidianas na Arte e na Matemática. 2013a. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X.
FRANCO, V. S. Apresentação em PPT As Geometrias não Euclidianas na Arte e na Matemática. 2013b. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X.
FRANCO, V. S. Análise da Geometria de algumas obras de arte utilizando o GeoGebra. In: Congreso Latinoamericado GeoGebra Argentina 2013. Presidencia Roque Sáens Peña: UNCAUS, 2013c. v. 1.
FRANCO, V. S.; FERREIRA, L.; SANTOS, T. S. dos. Perspectiva – Arte ou Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática – ISSN 2178-034X.
FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999a.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999b.
GUSMÃO, L. D. Educação Matemática pela Arte: uma defesa da educação da sensibilidade no campo da Matemática. 26/02/2013. 149f. Dissertação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2013.
MENDES, I. A. O octógono artístico, sagrado e geométrico na Capela de São João Batista em Belém do Pará. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN), v. 10, p. 106-124, 2012a.
MENDES, I. A. Da Arte Geométrica na Cerâmica Marajoara e suas Potencialidades Didáticas. In: Iran Abreu Mendes; Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. (Org.). Educação Matemática e Cultura Amazônica: fragmentos possíveis. 1ed.Belém - PA: Editora Açaí, 2012b, v. p. 203-227.
MENDES, I. A.; FLORES, C. R. Editorial. Natal - RN: EDUFRN, 2012 (Texto de Editorial). (organização da Revista Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC). REMATEC/Ano 7/ n.10/ Janeiro de 2012, p.01 ISSN 1980-3141. Arte, Matemática e Educação Matemática.
MENDES, I. A. Arte e Ciência na Amazônia no século XVIII: algumas contribuições de José Antonio Landi e João Ângelo Brunelli. Anais VIII Seminário Nacional de História da Matemática, v. 1, p. 49-65, 2010.
MENDES, I. A.; NOBRE, S. João Ângelo Brunelli: um padre matemático e astrônomo italiano participante da comissão demarcadora de limites da Amazônia na Era Pombalina. Revista Brasileira de História da Matemática - Vol. 9 no18 (outubro/2009-março/2010) - pág.133-152 Publicação Oficial da Sociedade Brasileira de História da Matemática ISSN 1519-955X.
MENDES, I. A. Ensino de conceitos geométricos, medidas e simetria: por uma educação (etno)matemática com arte. Revista cocar (UEPA), v. 02, p. 35-47, 2008a.
MENDES, I. A. A história como agente de cognição na Educação Matemática. Revista Matemática & Ciência, ano 1, n.2, p. 7-18, jul. 2008b.
MENDES, I. A. Matemática, ciência, arte e jogo. In: ALMEIDA, M. da C. de; KNOBB, M.; ALMEIDA, A. M. (Org.). Polifônicas ideias. Por uma ciência aberta. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003, v. único, p. 154157.
MENDES, I. A.; FERRETE, R. B. Investigando a cerâmica marajoara e reorientando a matemática escolar. In: XVI Encontro de Pesquisa Educacional das regiões Norte e Nordeste - XVI EPENN, 2003, Aracaju. Anais EPENN 2003 - Educação, Pesquisa e Diversidade Regional. Aracaju: Editora UFS, 2003.
MENDES, I. A. Sociedade, Cognição e Cultura: por uma Educação Etnomatemática com arte. Projeto de Pesquisa. Belém: UEPA, 2001.
PROENÇA, G. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2008.
SPERLING, D. M. Entre conceitos, metáforas e operações: convergências da topologia na arquitetura contemporânea. Gestão & Tecnologia de Projetos, [s. l.], v. 3, n. 2, nov. 2008.
ZALESKI FILHO, D. A Arte e Matemática em Mondrian. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
ZALESKI FILHO, D. Matemática e Arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a. v. 1, 184 p.
ZALESKI FILHO, D. Matemática e Arte: uma perspectiva necessária. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais [...]. Curitiba 2013b. v. 1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 EccoS – Revista Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.