Diálogos entre a arte literária e arte visual: Lygia Clark: linhas vivas diálogos possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16640

Palavras-chave:

Educação, Literatura o-visual, Arte, Leitura verbovisual, . Verbovisualidade textual.

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa qualitativa (2017-20190) sobre a o papel da literatura/arte na formação da atitude autora e leitora da criança. Neste recorte apresenta-se uma proposta de leitura verbo-visual de signos-verbais e signos-visuais em relação, tendo como corpus o livro Lygia Clark: Linhas vivas. Como procedimento metodológico, analisam-se as relações dialógicas do texto em sua verbovisualidade para desvelar as possibilidades de ampliação dos sentidos produzidos pelo texto e pela leitura. Apoia-se teoricamente em autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) e outros. Considera-se que a arte propositiva de Lygia Clark (1968) pode favorecer a exploração do texto verbo-visual pelas crianças, inserindo-as na leitura verbo-visual. São apontados possíveis caminhos para a leitura do texto verbo-visual, fundamental para a constituição da criança como sujeito leitor. Conclui-se que a exploração do livro Lygia Clark: linhas vivas cria possibilidades de as crianças se apropriarem da arte literária e visual que contribui para a formação leitora.  

 

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Biografia do Autor

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Pós-Doutorado em Educação - Universidade de Évora (Portugal)

Doutorado em Educação - UNESP

 

 

  

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Publicado

05.10.2020

Como Citar

ESTEVES BORTOLANZA, Ana Maria. Diálogos entre a arte literária e arte visual: Lygia Clark: linhas vivas diálogos possíveis. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16640, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16640. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16640. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades