Diálogos entre a arte literária e arte visual: Lygia Clark: linhas vivas diálogos possíveis
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16640Mots-clés :
Educação, Literatura o-visual, Arte, Leitura verbovisual, . Verbovisualidade textual.Résumé
O artigo é um recorte de uma pesquisa qualitativa (2017-20190) sobre a o papel da literatura/arte na formação da atitude autora e leitora da criança. Neste recorte apresenta-se uma proposta de leitura verbo-visual de signos-verbais e signos-visuais em relação, tendo como corpus o livro Lygia Clark: Linhas vivas. Como procedimento metodológico, analisam-se as relações dialógicas do texto em sua verbovisualidade para desvelar as possibilidades de ampliação dos sentidos produzidos pelo texto e pela leitura. Apoia-se teoricamente em autores como Bakhtin (2012); Vigotski (2010); Ponzio (2012); Goulart (2009); Kramer (2001) e outros. Considera-se que a arte propositiva de Lygia Clark (1968) pode favorecer a exploração do texto verbo-visual pelas crianças, inserindo-as na leitura verbo-visual. São apontados possíveis caminhos para a leitura do texto verbo-visual, fundamental para a constituição da criança como sujeito leitor. Conclui-se que a exploração do livro Lygia Clark: linhas vivas cria possibilidades de as crianças se apropriarem da arte literária e visual que contribui para a formação leitora.
Téléchargements
Références
ANTUNES, D. C. O desafio da estética para a educação: Adorno na contramão de uma subjetividade danificada. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. n. 24, maio-out, 2015, p. 172-188.
BAKHTIN M. M. Para uma filosofia do ato responsável. 2ª ed. São Carlos: João & Pedro Editores, 2010.
CLARK, L. Proposições. In: FUNARTE (col. Arte Brasileira contemporânea). Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
FERVENZA, H. Considerações da arte que não se parece com a arte. Revista das Artes Visuais. v. 13, n. 23, p. 1-9, 2005.
FREITAS; M. T. de A.; BERNARDES, A. S.; PEREIRA, A. P. M. S.; PEREIRA, M. L. Sujeito nos textos de Vigotski e do Círculo de Bakhtin. Fractal, Rev. Psicol., v. 27, n. 1, p. 50-55, 2015.
GOULART, C. Em busca de balizadores para a análise de interações discursivas em sala de aula com base em Bakhtin. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 18, n. 36, p. 15-31, jan./abr. 2009.
GULARTE, P. Os Bichos de Lygia Clark: A linha para a Participação na Arte. In: GULARTE, P. Sonhos e alegrias. Disponível em: http://sonhosealegrias.blogspot.com/2010/12/os-bichos-de-lygia-clark-linha-para.html. Acesso em: 01 março 2019.
KRAMER, S. Infância e educação: o necessário caminho de trabalhar contra a barbárie. In: KRAMER; LEITE; NUNES; GUIMARÃES (orgs.). Infância e educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2010.
KUGLER, H. Borboletas viajantes. CHC – revista ciência hoje das crianças. Disponível em http://chc.org.br/borboletas-viajantes/. Acesso em 03 março 2019.
POUND, E. A arte da poesia. Ensaios Escolhidos. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
PONZIO, A. A concepção bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. 2ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
SANT’ANNA, R.; PRATES, V. Lygia Clark: linhas vivas. São Paulo: Editora Paulinas, 2006.
SANT’ANNA, R.; PRATES, V. Lygia Clark: linhas vivas - caderno ateliê. São Paulo: Editora Paulinas, 2006.
TOFALINI, L. A. B. A arte de dizer e silenciar: dialética-gênese da “prosoema”. In: Celli – colóquio de estudos linguísticos e literários. 3, 2007, Maringá. Anais [...]. Maringá: Editora UEM, 2009. p. 624-632.
VIGOTSKI, L. S. A quarta aula: a importância do meio para a pedologia. Psicologia USP, São Paulo, 2010, 21(4), 681-701.
VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés EccoS – Revista Científica 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.