Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16454Palavras-chave:
Filmes, História, Livro didático, Educação básicaResumo
O presente texto trata da relação intrínseca entre os filmes e o ensino de história na educação básica. Para isso, recorremos as sugestões de filmes encontradas nos livros didáticos utilizados por professores e alunos na rede pública de ensino do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. A metodologia aplicada para o estudo foi de estudo de caso múltiplo, considerando a existência de múltiplas realidades dentro de uma mesma rede de ensino. O levantamento de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários com 26 professores e por execução de entrevistas, com 10 professores. Os resultados mostram que na rede, sete coleções diferentes são utilizadas para a disciplina de história onde 92% dos professores afirmam conhecer as sugestões dos livros, mas apenas 30% fazem um uso significativo dos filmes em sala de aula, de tal modo que não conseguem abranger um uso mais efetivo dos dispositivos fílmicos em sala de aula. Desta forma, concluímos que é necessário nos atentar mais para as possiblidades que as produções cinematográficas podem oferecer para a educação, afirmando a sua importância para a formação básica intelectual e sociocultural dos sujeitos alunos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. J. de. Imagens e Sons: a Nova Cultura Oral. ed. 1. São Paulo: Cortez, 1994.
BRIGGS, A. e BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
CARVALHO, D. B. N. ANDRADE, L. R. S. LINHARES, R. N. LIMA, R. D. FREIRE, V. P. O uso dos filmes na formação inicial de professores de história: um estudo de caso. In. Challenges 2015: Meio século de TIC na educação, 2015, Braga, Portugal. Anais. Universidade do Minho, Centro de Competência em TIC na Educação, 2015.
Disponível em: <http://www.nonio.uminho.pt/challenges/download/atas-challenges-2015/> Acesso em 04/11/2018.
DUARTE, R. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.
LINHARES, R. N. Gestão em comunicação e educação: o audiovisual no espaço escolar. – Maceió: edufal, 2007.
LIPOVETSKY, G. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre, RS: Sulina, 2009.
MACHADO, A. V. Filmes históricos no ensino de história. - Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.
MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. - São Paulo: Brasiliense, 2013.
NUNES, A. K. F. Políticas públicas e TIC na educação: DITE Sergipe 1994 a 2007. Aracaju, SE: EDUNIT, 2015.
ROSENSTONE, R. A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução Marcello Lino- 2º ed.- Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.
SANTOS, M. G. M. Gestão das TIC nas escolas municipais de Aracaju na percepção dos diretores. 2016. 115 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, 2016.
SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.