Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Ronaldo Nunes Linhares

Resumo


O presente texto trata da relação intrínseca entre os filmes e o ensino de história na educação básica. Para isso, recorremos as sugestões de filmes encontradas nos livros didáticos utilizados por professores e alunos na rede pública de ensino do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. A metodologia aplicada para o estudo foi de estudo de caso múltiplo, considerando a existência de múltiplas realidades dentro de uma mesma rede de ensino. O levantamento de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários com 26 professores e por execução de entrevistas, com 10 professores. Os resultados mostram que na rede, sete coleções diferentes são utilizadas para a disciplina de história onde 92% dos professores afirmam conhecer as sugestões dos livros, mas apenas 30% fazem um uso significativo dos filmes em sala de aula, de tal modo que não conseguem abranger um uso mais efetivo dos dispositivos fílmicos em sala de aula. Desta forma, concluímos que é necessário nos atentar mais para as possiblidades que as produções cinematográficas podem oferecer para a educação, afirmando a sua importância para a formação básica intelectual e sociocultural dos sujeitos alunos. 


Palavras-chave


Filmes; História; Livro didático; Educação básica

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Disponível em: Acesso em 04/11/2018.

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DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16454

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