Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16454

Palavras-chave:

Filmes, História, Livro didático, Educação básica

Resumo

O presente texto trata da relação intrínseca entre os filmes e o ensino de história na educação básica. Para isso, recorremos as sugestões de filmes encontradas nos livros didáticos utilizados por professores e alunos na rede pública de ensino do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. A metodologia aplicada para o estudo foi de estudo de caso múltiplo, considerando a existência de múltiplas realidades dentro de uma mesma rede de ensino. O levantamento de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários com 26 professores e por execução de entrevistas, com 10 professores. Os resultados mostram que na rede, sete coleções diferentes são utilizadas para a disciplina de história onde 92% dos professores afirmam conhecer as sugestões dos livros, mas apenas 30% fazem um uso significativo dos filmes em sala de aula, de tal modo que não conseguem abranger um uso mais efetivo dos dispositivos fílmicos em sala de aula. Desta forma, concluímos que é necessário nos atentar mais para as possiblidades que as produções cinematográficas podem oferecer para a educação, afirmando a sua importância para a formação básica intelectual e sociocultural dos sujeitos alunos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Daniel Bramo Nascimento de Carvalho, Universidade Tiradentes.

Licenciado em História na Universidade Tiradentes (Unit/SE). Espacialista em História na FAVENI. Mestrando em Educação pelo programa de pós graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT/PPED/SE), vinculado ao GECES- Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade - GECES (UNIT/CNPq) Bolsista CAPES/CNPq

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

Possui graduação Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Titular do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Tiradentes, professor - Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, membro de comitê cientifico da Fundação de Apoio a pesquisa e a Inovação Tecnológica do estado de Sergipe.

Referências

ALMEIDA, M. J. de. Imagens e Sons: a Nova Cultura Oral. ed. 1. São Paulo: Cortez, 1994.

BRIGGS, A. e BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

CARVALHO, D. B. N. ANDRADE, L. R. S. LINHARES, R. N. LIMA, R. D. FREIRE, V. P. O uso dos filmes na formação inicial de professores de história: um estudo de caso. In. Challenges 2015: Meio século de TIC na educação, 2015, Braga, Portugal. Anais. Universidade do Minho, Centro de Competência em TIC na Educação, 2015.

Disponível em: <http://www.nonio.uminho.pt/challenges/download/atas-challenges-2015/> Acesso em 04/11/2018.

DUARTE, R. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra, 1992.

LINHARES, R. N. Gestão em comunicação e educação: o audiovisual no espaço escolar. – Maceió: edufal, 2007.

LIPOVETSKY, G. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre, RS: Sulina, 2009.

MACHADO, A. V. Filmes históricos no ensino de história. - Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2015.

MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. - São Paulo: Brasiliense, 2013.

NUNES, A. K. F. Políticas públicas e TIC na educação: DITE Sergipe 1994 a 2007. Aracaju, SE: EDUNIT, 2015.

ROSENSTONE, R. A. A história nos filmes, os filmes na história. Tradução Marcello Lino- 2º ed.- Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2015.

SANTOS, M. G. M. Gestão das TIC nas escolas municipais de Aracaju na percepção dos diretores. 2016. 115 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tiradentes, 2016.

SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2010.

Publicado

2020-09-09

Como Citar

CARVALHO, Daniel Bramo Nascimento de; LINHARES, Ronaldo Nunes. Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16454, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16454. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16454. Acesso em: 4 nov. 2024.